Notícia

Registro único abre os debates do Colégio de Presidentes de abril


Créditos: Santo Rei Produtora Audiovisual

Teve início nesta terça-feira (16/4), a terceira reunião do ano do colegiado que reúne todos os presidentes dos Creas, do Confea e da Mútua – o Colégio de Presidentes (CP), que nesta semana ocorre em Belo Horizonte (MG). Representando a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, estão presentes ao encontro o 1º vice-presidente, Eng. Agr. Matheus Piato, e o 1º diretor administrativo, Eng. Quím. e de Seg. do Trab. Marino Greco.

Entre os itens da abertura da reunião, o presidente do Confea ministrou a apresentação de cem dias de gestão frente ao Federal. “O meu esforço é no sentido de enxergar o Sistema como um Sistema e não como entidades individuais. Em três anos queremos entregar o Sistema muito diferente do que pegamos, essa é nossa meta”.

Na ocasião ele pontuou as restruturações feitas no próprio CP, no Encontro de Líderes, no edital de patrocínios e na estrutura administrativa, sempre no intuito de encontrar dinamismo e efetividade nas ações. A chefe de Comunicação Digital do Confea, Marina Mattus, apresentou a transformação pela qual a estratégia de conteúdos do Confea está passando.

Na ocasião ele pontuou as restruturações feitas no próprio CP, no Encontro de Líderes, no edital de patrocínios e na estrutura administrativa, sempre no intuito de encontrar dinamismo e efetividade nas ações. A chefe de Comunicação Digital do Confea, Marina Mattus, apresentou a transformação pela qual a estratégia de conteúdos do Confea está passando.

Vinicius abordou, ainda, a ABNT Ilimitada, a participação na Feicon e a Frente de Valorização Profissional, plataforma online com o objetivo de estimular denúncias referentes a editais de concursos que não cumprem o salário mínimo profissional ou exorbitem das atribuições técnicas das vagas. Ao todo, até o momento, foram registradas cerca de 1,2 mil denúncias.

Por fim, compartilhou com os demais presidentes suas expectativas de realizações para os próximos meses, como a Força-Tarefa Nacional de Fiscalização, pesquisa sobre o perfil dos profissionais da área tecnológica, o 1º Hackathon Nacional e o registro único (e o consequente fim do visto profissional). Esse último item rendeu longo debate entre os participantes do colegiado, pois é um anseio de longa data dos profissionais, mas exige uma operacionalização delicada.

Em seu discurso de abertura, o anfitrião do evento, o presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio, agradeceu aos colegas por terem aprovado a realização da reunião na capital mineira no momento em que o regional comemora seus 90 anos de existência. No dia anterior foi realizada uma solenidade celebrativa na Assembleia Legislativa e todos os dirigentes puderam participar. “Temos que trabalhar essa união. Como temos crescido, a discussão no CP tem avançado muito. Continuemos nesse diálogo constante, que melhoremos cada vez mais, trazendo benefícios para a sociedade e para os profissionais”.

A coordenadora do grupo, presidente do Crea-AL, Rosa Tenório, após agradecer aos presentes, solicitou a presença de todos nos debates desta quarta-feira, quando a pauta prevê discussões sobre revisões de resoluções, entre outros temas delicados. “Vou precisar da parceria e da participação efetiva de vocês para que avancemos efetivamente. A importância da participação de vocês é fundamental, vocês precisam acompanhar essas discussões”.

A chefe da Sedig, Marina Mattus, detalhou as estratégias de comunicação para a Campanha Engenharia Química. Durante sua apresentação, ela destacou as ações planejadas para a TV Confea e o levantamento de profissionais, incluindo aqueles com influência digital na área. Além disso, Marina ressaltou o plano de envolvimento de conselheiros com acesso a instituições de ensino, visando a realização de palestras sobre o papel do Sistema Confea/Crea para os futuros engenheiros químicos.

Em seguida, o ex-coordenador da Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ) Marino José Greco informou que existem 36 cursos na área da química e observou que os Conselhos Regionais de Química (CRQ) estão instando os profissionais a migrarem do Crea para o CRQ, assim como as empresas estão sendo incentivadas a fazerem essa transição.  Diante dessa informação, o presidente Vinicius Marchese instruiu:  "Oriento a todos os presidentes que souberem de notificações do CRQ a comunicarem imediatamente ao Confea, para que a equipe jurídica do Federal possa tomar as medidas necessárias."

O membro da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), eng. civ. Domingos Sahib Neto, apresentou o Sistema Integrado de Processos Éticos (Sipe).  O Sipe é uma ferramenta baseada no Business Intelligence (BI), inteligência de negócios que coleta, organiza, analisa e compartilha informações que oferece suporte para a tomada de decisões. "Os 27 presidentes já indicaram os colaboradores que impulsionarão essa ferramenta, a qual está prevista para iniciar suas operações no início do segundo semestre", afirmou. Domingos ainda apresentou números da comissão: “Até meados de abril, já analisamos 713 processos. Estes números já ultrapassam as análises do ano passado, que totalizaram 509 processos.", contabilizou. Representando a Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), o eng. eletric. Marcos da Silva Drago apresentou o andamento dos trabalhos da comissão, que consiste também na análise de 73 processos. Drago anunciou o desarquivamento das propostas solicitadas pelo CP.

Em relação à Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), o eng. agr. Álvaro João Bridi abordou o tema da certificação, iniciado em 2019, em parceria com a Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), que será a certificadora dos profissionais de Agronomia. "Essa certificação é muito importante, dada a proliferação de cursos na área. Em breve, teremos um evento envolvendo todos os atores envolvidos, para dar início ao processo com a Agronomia. Um profissional certificado tem uma vantagem competitiva no mercado.", disse Bridi.

Programa Mulher
Durante o CP, a coordenadora do Programa Mulher em MG, eng. civ. Maria Angélica Aguiar, apresentou as ações desenvolvidas no estado. O PM foi implantado em MG, no ano de 2021, e tem 13 membros no Comitê Gestor. Segundo dados apresentados, a participação feminina no Crea Minas tem crescido, inclusive dentro das Câmaras. Do total dos 147 mil profissionais ativos registrados, 19,8% são do sexo feminino. A modalidade com mais registros ativos de mulheres é a de Civil (17.314), seguida da Agronomia (3.001). A engenharia química é a única modalidade em que o número de mulheres supera o de homens, são 1.185 mulheres e 1.064 homens.

“Para 2024, vamos dar sequência ao trabalho promovendo mesa redonda com parlamentares, cursos de capacitação, iniciativas nas escolas.  O processo de elaboração do Programa é contínuo e depende de cada um de nós para continuar essa história”, disse Aguiar.  A representante do PM no CP, a presidente do Crea-MS, Vânia Mello, informou que no dia 25 de junho, haverá um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher na Engenharia.

Beatriz Craveiro e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Santo Rei Produtora Audiovisual

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: