Notícia

28º CBA discute segurança alimentar e nutricional


Delegação do CREA-RS acompanha a abertura oficial. Créditos: Arquivo CREA-RS

Um público estimado de 1.500 entre profissionais e estudantes lotou as dependências do Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, para o início do maior e mais tradicional evento da Agronomia brasileira, desde 1935.  Com o tema “Segurança Alimentar e Nutricional – Novas Ideias e os Maiores Desafios em Debate”, o evento, que vai até 22 de novembro, já mostrou em seu primeiro dia, nos discursos de várias autoridades presentes, a força pujante que o profissional da Agronomia representa na produção de alimentos seguros.

Além de agradecer e dar as boas-vindas aos congressistas, o presidente do CREA-MT, o Eng. Civil Juares Silveira Samaniego, fez questão de revelar em números a importância do Estado do Mato Grosso. “É o Estado que mais cresce no País, ocupando em 2012, a 5ª posição no ranking dos maiores exportadores brasileiros”, destacou, revelando sua indignação com as declarações do ministro Moreira Franco, segundo as quais “o Brasil não tem bons Engenheiros”. “Mas nossos ministros são nota 10”, ironizou sob aplausos. Também lamentou que num evento “que atraiu gente de todo o país, não temos um representante do governo do Estado”. Samaniego também acredita que com mais ferrovias em bom estado e hidrovias, “os 10 a 15% da produção não seriam perdidos nas rodovias”.

Eng. Capoani, presidente do CREA-RS, prestigia o evento junto aos demais presidentes

Também orgulhoso da representatividade do Estado, o Engenheiro Agrônomo João Dias Filho, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso, fez questão de agradecer a presença dos estudantes, ressaltando a oportunidade que eles teriam de ouvir grandes especialistas do setor. Além disso, falou sobre a capacitação dos profissionais da Agronomia. “A segurança alimentar é de responsabilidade de todos nós”, salientou, defendendo ainda maior apoio às Assistências Técnicas.

Eng. Agrônomo João Carlos de Souza Maia, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, priorizou o conhecimento técnico como carro-chefe para o desenvolvimento de um País e maior investimento em tecnologia. Segundo ele, Mato Grosso é um Estado de oportunidades. “Com o crescimento das demandas, faltam profissionais, principalmente na área agrícola. São necessárias mais políticas públicas para o desenvolvimento de pesquisas e incentivo ao empreendedorismo”, apontou.

Coordenador da Câmara de Agronomia e representante de todas as Câmaras no evento, o Eng. Agrônomo Juarez Lopes Morbini, enfatizou que o evento é uma excelente oportunidade para discussões de temas fundamentais para as atividades da Agronomia, como Receituário Agronômico, agrotóxicos, etc. “Precisamos ficar atentos às leis que são votadas no Congresso e que podem prejudicar as atividades da nossa profissão”, explicou.

Eng. Agr. Juarez Morbini, coordenador da Câmara de Agronomia

Também Engenheiro Agrônomo, o presidente da Mútua Nacional, Claudio Calheiros, ressaltou a pouca mobilização. “E isso tem de ser prioridade para que os profissionais da Agronomia possam defender suas atribuições”, reconheceu.

Na mesma linha seguiu o presidente da Confaeab, Eng. Angelo Petto Neto, destacando ainda a necessidade de os Engenheiros Agrônomos liderarem as discussões dos profissionais em todo o Brasil, como sombreamento das atribuições. “Além disso, é na atividade do Engenheiro Agrônomo que está uma cadeia alimentar segura e econômica”, concluiu.

Ao finalizar o evento, o presidente do Confea, Eng. Civil José Tadeu da Silva, afirmou que o Brasil será imbatível e terá, como já tem hoje, “no agronegócio alimentar o seu superávit econômico”.

O 28º CBA é promovido pela Confederação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AeaMT). O patrocínio tem o  Confea, o Crea-MT, e a Mútua de Assistência dos Profissionais, como parceiros. O evento conta ainda com o apoio de diversos órgãos como a Companhia Nacional de Abastecimento, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Também fizeram parte do dispositivo de honra da cerimônia: Jary de Carvalho e Castro, presidentes do Crea-MS e coordenador do Colégio de Presidentes; Marcos Fabrício, secretário de Turismo, representando o prefeito de Cuiabá (Mauro Mendes); João Carlos de Souza Maia, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso; Cláudio Calheiros, diretor-presidente da Mútua; Juarez Morbini, coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia e representando o plenário federal, a conselheira Ana Constantina, do Crea-AL. Chico Costa, superintendente federal do Mapa, representou o ministro Antonio Andrade.

Representantes de entidades nacionais, associações,  clubes de engenharia e sindicatos, marcaram presença na abertura dos eventos. Veja programação completa no endereço www.confaeab.org.br
 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: