Notícia

Aprovação da Carta de Passo Fundo encerra XIV EESEC


Grupo de profissionais participantes do XIV EESEC. Créditos: Arquivo CREA-RS

Com uma intensa programação, contando com palestras técnicas e debates em grupos de trabalho, terminou neste sábado (27), em Passo Fundo, o XIV Encontro Estadual de Entidades de Classe do CREA-RS (EESEC), que reuniu cerca de 150 representantes das 70 entidades de classe registradas e cadastradas no Conselho, entre os dias 25 e 27. Com o tema “O Futuro das Engenharias”, os participantes tiveram oportunidade de refletir sobre o papel e os desafios das profissões da área tecnológica dentro de um mundo em constante avanço tecnológico. A importância das entidades de classe para o fortalecimento do Sistema Confea/Crea e dos profissionais também foi foco constante do encontro.     

Na plenária final, na manhã de sábado, foi aprovada a Carta de Passo Fundo, com as reivindicações e sugestões trazidas das discussões realizadas dentro dos quatro grupos temáticos nos quais foram divididos os participantes. Foram eles: Formação e Atribuição Profissional, Organização, Mundo do Trabalho e Marco Técnico. O encerramento do EESEC foi feito pelo coordenador do Colégio de Entidades Regionais do RS (CDER-RS), Eng. Agr. Mauro Cirne, que destacou a consolidação do Fórum Nacional das Entidades de Classe, que aprovou seu regimento no evento, destacando a necessidade de haver maior representação das ECs regionais dentro do Confea, um dos primeiros objetivos do grupo. 

Confira a galeria com as fotos do evento. 

Afirmando que “difícil é ser presidente de Entidade de Classe”, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, fez o último pronunciamento do evento. Lembrou, ainda, ter iniciado sua vida no Sistema por meio de um entidade, quando esteve à frente do Ibape-RS, sabendo, por isso, das dificuldades que são enfrentadas. “Este evento é das entidades, sempre avançamos e melhoramos depois de um EESEC, e assim distribuímos as responsabilidades e as conquistas.” Com o término do mandato no final do ano, agradeceu a todos a oportunidade de ter presidido o Conselho “e crescer como ser humano”. “Queremos todos a mesma coisa, o fortalecimento do Sistema Confea/Crea. Representamos 80% do PIB nacional, mas ainda somos um sistema fraco nas decisões políticas. Com Entidades e Conselhos fortes, teremos uma democracia forte. Temos que fazer valer nosso conhecimento técnico em prol da sociedade”, encerrou o Eng. Capoani.

XV EESEC – Bento Gonçalves foi eleita por aclamação a cidade para receber o próximo Encontro Estadual de Entidades de Classe. A escolha não precisou de votação, visto que os representantes da outra cidade candidata, Bagé, retiraram a candidatura, já que estarão recebendo em outubro o Seminário das Inspetorias do CREA-RS.    

Acesse as palestras ocorridas: 

As Entidades de Classe e o Sistema Profissional das Engenharias

Case AEAPA

Entidades de Classe e Mútua

Mundo do Trabalho 

Política de Formação das Engenharias

Prestação de Contas 

Programa de Responsabilidade Social do CREA-RS 

Resolução 1053

 

Saiba Mais: 

Homenagens marcam abertura do XIV EESEC

Representantes de entidades iniciam trabalhos no XIV EESEC

Fórum Nacional das Entidades de Classe realizam primeira reunião

Economia e Engenharia são tema de debate do EESEC 

Experiência de Minas Gerais e Paraná são apresentadas a entidades de classe 

Política de Formação das Engenharias do Brasil 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: