Projeto de multimodais é apresentado em reunião da Zonal Fronteira Sudoeste

Reunião da zonal reúne representantes e inspetores. Créditos: Arquivo CREA-RS

Ocorreu, no último sábado (09), na Inspetoria de Santana do Livramento, a segunda reunião da Zonal Fronteira Sudoeste. O encontro, que contou com a presença do presidente do CREA-RS Eng. Civil Melvis Barrios Junior, tratou de assuntos relacionados as demandas da região e questionamentos sobre o posicionamento do Conselho em relação a assuntos de âmbito estadual.

Ainda, durante o encontro, o presidente do Conselho apresentou o projeto de Multimodais, que será implementado neste primeiro semestre de 2015, como um projeto piloto nas Inspetorias de Santana do Livramento, Canela/ Gramado e Frederico Westphalen. O objetivo desta primeira fase é ajustar as multimodais para que futuramente possam ser implantadas em todas as inspetorias.

Segundo Eng. Melvis, os multimodais serão comissões compostas por um profissional e um suplente de cada modalidade da Engenharia, que atuarão junto às Inspetorias. “Essas comissões se reunirão uma vez por mês, presididas por um dos três inspetores e terão o objetivo de analisar os processos de fiscalização daquela região. Isso ajudará a descentralizar as atividades e melhorar a qualidade da ação do Conselho”, explicou.

Para o inspetor-chefe da inspetoria de Santana do Livramento, Eng. Eletricista Gonzalo Emilio Bonfiglio, o projeto é viável e conta com o apoio da Inspetoria. “Nossa tarefa agora é convidar os profissionais da Inspetoria e apresentar o projeto a eles. Esta fase piloto irá ajudar a ajustar essa ideia e adaptar às regiões, para que futuramente possa ser implementada em todo o Estado”, afirmou.

Ao final da reunião, foi questionada a posição do CREA-RS em assuntos como a criação de cursos técnicos a distância (tecnólogos) e a fiscalização e atuação do Ministério do Trabalho nas atividades de Engenharia. Sobre isso, o Eng. Melvis reforçou que o CREA-RS não possui amparo legal para fiscalizar a abertura de novos cursos. “Em relação à Delegacia Regional do Trabalho (DRT), sabemos que os profissionais são multitarefas, mas cobraremos que autuações somente sejam realizadas por profissionais técnicos, sob apresentação de laudo técnico demonstrando os efetivos riscos”, finalizou.