Notícia

Começa em Bento Gonçalves Encontro Estadual de Entidades de Classe


Mesa de abertura dos trabalhos. Créditos: Arquivo CREA-RS

Representantes de 72 entidades de classe da área tecnológica estão reunidos em Bento Gonçalves na 15ª edição do Encontro Estadual de Entidades de Classe (EESEC), realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), em parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região do Vale dos Vinhedos (Aearv). A abertura oficial ocorreu na quinta-feira, às 18 horas, mas os trabalhos começaram logo após o almoço. Após as boas-vindas do presidente do CREA-RS, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, do presidente da Aearv, Eng. Civil Vinícius Peruffo, e do coordenador do CDER-RS, Eng. Agr. Mauro Cirne, três entidades apresentaram seus cases de sucesso: NEAB, de Bagé; AEAA, de Alegrete; e a anfitriã do evento, AEARV. 

Núcleo de Engenheiros e Arquitetos de Bagé 

Representantes da entidade de classe de Bagé apresentam suas ações de sucesso
Mostrando o trâmite de aprovação da Lei de Inspeção e Manutenção Predial de Bagé, segunda cidade no Estado a ter a legislação sobre o tema, o Eng. Civil Márcio Marun, presidente do Neab, mostrou a importância que teve a mobilização da associação, junto ao CREA-RS, para que o projeto fosse rapidamente aprovado pelos vereadores da cidade. O Eng. Civil Adalberto Schäfer, tesoureiro, fez um pequeno histórico dos debates em nível nacional da preocupação com a área de inspeção predial,  com início em 1989, data da publicação pela ABNT da Norma Técnica nº 5674, que trata de manutenção em edifícios, em uma linha do tempo até o dia 21 de julho de 2009, quando ruiu o Edifício Santa Fé, no litoral norte gaúcho, no município de Capão da Canoa, com a morte de quatro pessoas, culminando com a proposição aos municípios de um anteprojeto de lei produzido por um Grupo de Trabalho do CREA-RS. 

Um ano após essa tragédia em Capão da Canoa, Bagé conseguiu firmar a obrigatoriedade dos serviços de inspeção e manutenção de suas edificações através da Lei 4919/2010. “Logo após o acidente o anteprojeto chegou a Bagé. E, em curto espaço de tempo, fizemos a sua tramitação, com a aprovação em 06 de agosto de 2010”, explicou. Entre o conhecimento do anteprojeto, em outubro de 2009, os debates sobre o PL que seria apresentando pela Prefeitura, envio da Lei, aprovação por comissões e plenário da Câmara de Vereadores, e promulgação da lei, destacou o Engenheiro, passou menos de um ano. “Praticamente 382 dias após o acidente de Capão, Bagé aprovou o projeto de lei”, contou ele.

Eng. Marun ressaltou a importante participação do secretário de Habitação da época, Guto Nadal, pelo seu empenho na aprovação da proposta, que em vídeo fez seu depoimentos exaltando a ação da entidade. “A experiência do Neab em Bagé com a inspeção predial foi de êxito e tem que ser replicada pelas associações e entidades em outros municípios. Além de garantir segurança à população, fortalece o campo de trabalho da Engenharia Civil. Entendo que as ECs pela responsabilidade que têm devem procurar os legislativos  municipais para desempenhar esse papel”, destacou. 

O presidente da Neab também destacou alguns diferenciais da legislação bageense, que abrange em seu leque de obrigatoriedade de inspeção também os prédios inacabados e históricos da cidade. “Temos muitas edificações inacabadas na área central que nos causam preocupação”, explicou. Falou, ainda, sobre parcerias em fiscalização conjunto entre a prefeitura e o CREA-RS, com o apoio do Núcleo, geradas a partir da aprovação da lei e o fato de haver ainda em torno de 150 prédios passíveis de inspeção no município. 

Veja vídeo da apresentação

Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete

Engenheiros Agrônomos de Alegre, da AEAA
Conduzida pelo presidente e vice-presidente, Eng.  Lulo Pires Corrêa e Leonardo Sena , respectivamente, a AEAA apresentou suas ações de aproximação da comunidade e valorização dos profissionais da Engenharia Agronômica na região.  Com 37 anos de atuação, Eng. Lulo destacou que sempre foi meta da associação saber “como participar junto à sociedade e ao poder público”. “Nossa atuação foi sempre a de mostrar à comunidade a importância dos Engenheiros Agrônomos para o contexto do município”, destacou, citando palestras e seminários desenvolvidos com a parceria das cooperativas da cidade.

Eng. Agr. Leonardo Sena citou os conselhos municipais dos quais a AEAA tem participação, como o Agropecuário, do Meio Ambiente, da Bacia do Jacuí e do Novo Plano Diretor do município. Contando ser algumas vezes indagado sobre a participação nesse último, explicou a importância dessa atuação. “Parte da população acaba plantando muitas árvores sem orientação técnica nenhuma e elas acabam, dentro de dez anos ou menos, causando muito problemas na cidade, como quebra de calçadas, conflito com fios de eletricidade. Então estamos debatendo e tentando regrar dentro do Plano”, reforçou.

Apresentou, ainda, alguns projetos e ações em andamento, como palestras e curso e a divulgação da entidade por meio da produção de camisetas, coletes e adesivo “bastante comum nos carros de Alegrete”.  Outra ação destacada, a ser realizada entre os dias 10 e 17 de outubro, será a Semana do Engenheiro Agrônomo. Com programação diária, os eventos buscam engajar a população e associados na importância da profissão. Citou a participação em programas de rádios, visita a uma instituição de caridade para doação do brinquedos, palestra sobre a lavoura orizícola da China na visão, seminário sobre o CAR no Bioma Pampa, ensino de plantio de árvores nativas em uma escola do município, lançamento do Concurso de Registros Fotográficos da AEAA, campanha do doação de sangue, encerrando com o coquetel de entidades parceiras com uma “Noite de Homenagens”. 

Citou ainda a visita técnica que será realizada aos municípios de Livramento e Dom Pedrito, onde serão visitados o parque eólico instalado na região e a nascente do Rio Ubirapuitã. “Sempre destacamos aos associados a importância da preservação das nascentes dos rio, uma coisa que todos sabem na teoria, mas ver a nascente sempre reforça, é importante para quando eles forem fazer o trabalho com os produtores rurais assistidos, eles comentem da preservação.” Encerrou falando da Carta de Repúdio capitaneada pela entidade que marca a contrariedade aos Projetos de Lei que tramitam em Brasília e “que ameaçam  as nossas atribuições”.  “Precisamos lutar e ter orgulho da nossa profissão.”

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região dos Vinhedos 

Presidente da associação de Bento Gonçalves destacou ações aplicadas na região
Com diversas ações voltadas à sustentabilidade, o presidente da entidade anfitriã do encontro, Eng. Vinícius Peruffo, apresentou o trabalho que desenvolve com os profissionais, estudantes e comunidade da região dos vinhedos. Iniciou falando do orgulho em sediar em Bento Gonçalves o evento que reúne um “grupo seleto que carrega o nome do CREA a todo o Estado”. 

Contando com 261 associados, 500 profissionais atendidos neste ano, explicou a atenção também aos estudantes, que também podem se associar. Com todas as ações e metas norteadas por um planejamento estratégico, elaborado com a participação dos ex-presidentes, afirmou que um dos principais conceitos que os norteiam é o do empreendedorismo e a visão do sócio como um cliente. “Quando ele procura a associação, merece ser bem atendido, assim como quando vai uma loja”, afirmou ressaltando e importância do trabalho. “É preciso planejar e monitorar as ações, visar a entidade para as próximas gestões que virão e deixar um legado. Nosso planejamento é desenvolvido para os próximos cinco anos.” Afirmou, ainda, a busca em incitar a participação. “Queremos trazer o associado para gerir junto conosco”. 

Todas as ações buscam atender aos pilares estratégicos programados no planejamento e têm seus resultados monitorados. Destacou, ainda, a atuação política da gestão, que tem representantes em todos os conselhos municipais de Bento Gonçalves. Outra ação importante foi a implementação do cartão do associado, que proporciona descontos e ofertas. “Esta é uma ferramenta extremamente eficiente e de baixo custo.” O cartão também é oferecido aos acadêmicos. “Isso é importante, pois ele já sai da faculdade com a mentalidade de que a entidade é positiva”, explicou. 
Parcerias com instituições de ensino, como  Unisinos, Sebrae e Fatec, também proporcionam apoio em eventos e possibilidade de descontos para os associados. Como exemplo, citou o programa desenvolvido com o Sebrae no curso de gestão de escritório, que visa orientar os profissionais autônomos. “Este é um projeto inovador dentro do Estado, somos ancoras nisso.”

Outra ação pioneira foi o “Parking Day”, que consistiu na montagem de uma área de convívio em duas vagas de estacionamento que funcionou durante dez dias e fez sucesso na cidade. “A montagem foi feita pela diretoria durante a madrugada, pois queríamos que fosse uma surpresa para a população”, explicou. Para ele, esta é uma forma de transmitir a visão da entidade para a sociedade, para a prefeitura, além de gerar mídia espontânea. “Também foi uma forma da comunidade refletir sobre o uso do espaço público.” 

Confira as palestras do evento, 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: