Notícia

Importância da área tecnológica para o País foi destaque em abertura do EESEC


Presidente do CREA-RS, Eng. Melvis Barrios Jr., realizou abertura oficial do EESC . Créditos: Arquivo CREA-RS

Em torno de 150 representantes das entidades de classe da área tecnológica do RS participaram no final da tarde desta quinta-feira (02) da abertura oficial do 15ª Encontro de Estadual de Entidades de Classe, promovido pelo CREA-RS em parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região do Vale dos Vinhedos (Aearv). O encontro, que visa debater amplamente os desafios futuros das EC, conta com palestras técnicas sobre temas de interesses dos Engenheiros. A importância da profissão para o desenvolvimento do Brasil tem sido destaque nos debates.  

Compôs a mesa da cerimônia o presidente do CREA-RS, o Eng. Civil Melvis Barrios Junior; o coordenador estadual do Colégio de Entidades Regionais (CDER-RS), o Eng. Agrônomo Mauro Miguel dos Santos Cirne; e os membros do GT de organização do evento, formado pelo Eng. Civil Vinicius Peruffo, presidente da Aearv e coordenador do GT; o Eng. Agrônomo Ubiratan Oro, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo (AEAPF), e o Eng.  Agrícola Carlos Aurélio Dilli Gonçalves, coordenador adjunto do CDER-RS, o  diretor-geral da Mútua-RS, Eng. Civ. Gilmar Piovezan, e o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante. 

Anfitrião do encontro, o Eng. Peruffo abriu sua fala com agradecimentos a todos os envolvidos no processo de organização do EESEC, destacando o orgulho em sediar o evento. “Carrego o peso de representar as entidades e também todas as diretorias que passaram pela Aearv nesses 37 de história”, afirmou. Frisou, também, a importância de utilizar o tempo disponível para discutir na essência os anseios e as particularidades das entidades de classe. “Esse é o momento, principalmente pelas mudanças que virão”, afirmou, ao se referi à Lei 13.019, que mudará a forma de repasse de verbas de órgãos públicos. Agradeceu, ainda, em nome do secretário de turismo da prefeitura, pela presteza com que a municipalidade recebe as demandas dos Engenheiros da associação. 

O Eng. Agr. Mauro Cirne destacou a capacidade da Engenharia e dos Engenheiros de “construir coisas boas”, mas criticou o Sistema Confea/Crea que, para ele, “ainda está com um pé no passado”, pois não imprime aos maus profissionais punições adequadas. Também falou da preocupação com a falta de participação da categoria em atividades gratuitas. “Professores não deixam nos alunos a consciência da importância da participação nas Entidades de Classe”, afirmou. Lembrou, ainda, ser o Plenário do CREA-RS composto em sua maioria por representantes das EC. “Por isso, precisamos indicar profissionais qualificados, que contribuam com propostas. O CREA-RS tem que discutir os grandes temas da Engenharia.” Outro problema ressaltado por Cirne foi com o Marco Técnico, que considera não ser respeitado pelos políticos. “Precisamos de engajamento para aperfeiçoarmos os processos e termos o marco técnico respeitado pelo Poder Público. Temos que mostrar a relevância das ECs para o desenvolvimento do País.”

Diretor da Mútua-RS, Eng. Gilmar Piovezan, falou das facilidades que a Caixa de Assistência Profissional pode proporcionar às entidades. “Fizemos neste ano 22 convênios de parceria, mas podemos muito mais”, disse, explicando que em pouco tempo esse processo será todo virtual. “É uma forma de valorizar as ECs”. Encerrou dizendo da necessidade de as entidades buscarem os jovens por meio da oportunização de capacitação profissional. “Os jovens ainda saem muito perdidos da faculdade”, considerou. 

Representando a Prefeitura de Bento Gonçalves, o secretário de Turismo, Gilberto Duarte, citou números para mostrar a força econômica do município, com destaque para a indústria do vinho, moveleira e de turismo. “Em 2014 tivemos mais de um milhão de visitantes e muitos desses vindos para eventos como este. Recebemos mais 1.326 eventos das mais variadas áreas”, relatou. Lembrou, ainda, ser este ano a comemoração dos 140 anos da imigração italiana. Encerrou desejando que a cidade de Bento Gonçalves inspire bons debates aos profissionais presentes. 

!50 profissionais participam do encontro

“Não podemos debater esse tema do nosso evento – “O Futuro das Entidades” – sem analisar o futuro do nosso Estado e do Brasil, que vivem um momento financeiro e institucional desfavorável”, afirmou em sua fala o presidente do CREA-RS, Eng. Melvis Barrios Jr, que criticou a perda de espaço dos Engenheiros e demais profissionais da área tecnológica nos debates e nas decisões da área. “Hoje quem fala de Engenharia são, na grande maioria, leigos. Temos que resgatar nossa autoestima e nos encaixar nesses debates e sermos protagonistas. Defendemos a Engenharia em qualquer circunstância. Temos que criar massa crítica para fazer esse enfrentamento e ocupar nosso espaço.” Lembrou o enorme potencial do Brasil para crescimento na sua infraestrutura e que os profissionais e empresas nacionais têm que estar qualificados para ocupar esse mercado. “Precisamos dominar os processos tecnológicos ou seremos colônia por mais alguns séculos”, alertou. Condenou, ainda, a excessiva intervenção do Ministério Público nas obras públicas e a formação de Engenheiros por Ensino a Distância. Encerrou, falando da preocupação que se teve em oportunizar uma programação para o evento que abarcasse tanto os problemas do dia a dia da profissão quanto assuntos mais globais. 

Confira as palestras do evento. 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: