Serviço Florestal abre consulta sobre áreas que poderão ser concedidas

Créditos: www.florestal.gov.br

O Serviço Florestal Brasileiro abriu consulta pública para definição do Plano Anual de Outorga Florestal (Paof) 2019. O documento é elaborado anualmente e tem como objetivo planejar a produção sustentável por meio da concessão de florestas públicas.

Elaborado com base no Cadastro Nacional de Florestas Públicas, o Paof envolve consultas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ao Conselho de Defesa Nacional e à Secretaria do Patrimônio da União. O documento também será apresentado para apreciação dos membros da Comissão de Gestão de Florestas Públicas, em reunião a ser realizada no próximo dia 22/05.

Novidades

Dos 311 milhões de hectares de florestas públicas do País, o Paof 2019 torna elegível para concessão cerca de 2,6 milhões de hectares. A seleção considerou o potencial de retorno ambiental, econômico e social, além dos riscos de implantação em cada área.

Segundo a proposta, oito Florestas Nacionais (Flonas) e uma área de gleba não destinada, localizadas nos Estados do Pará, Amapá e Amazonas, poderão ser concedidas no próximo ano. Como novidades nesta edição, foram incluídas as Flonas de Balata-Tufari e Pau-Rosa, ambas localizadas no Amazonas.

Contribuições

As contribuições para o Paof 2019 podem ser encaminhadas por órgãos federais, estaduais e municipais, ou qualquer pessoa da sociedade civil, e serão avaliadas para a elaboração do documento final.

As sugestões dever ser enviadas até o dia 01/06, pelo email concessao@florestal.gov.br.

Acesse aqui a versão preliminar do Paof 2019.

Fonte: http://www.florestal.gov.br