Notícia

Eng. Civil Carlos Bulhões é homenageado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre


O Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre representa uma das mais elevadas homenagens outorgadas pelo Órgão. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Engenharia e a universidade pública foram destaques na noite de terça (06) na homenagem outorgada pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre ao Engenheiro Civil Carlos André Bulhões Mendes. Proposto pelo vereador Moisés Barboza, o ato solene marcou a entrega do Troféu Câmara Municipal ao Engenheiro, ex-conselheiro do CREA-RS (2014 a 2017), representante do Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS), professor titular e atual diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH – UFRGS). Atua também no Conselho Universitário e da Comissão Permanente de Orçamento e Regência Patrimonial da UFRGS.

O CREA-RS esteve representado pelo 1º Diretor Financeiro, Eng. Eletric. e de Seg. Trab. João Otávio Marques Neto.

"Já vi muitas homenagens, mas raramente a como ocorre nesta noite para um homem com um conhecimento técnico tão extenso e uma vivência igualmente significativa em filosofia e sociologia”, destacou o vereador Reginaldo Pujol, presidente da Mesa, ao final do discurso do Eng. Bulhões.

Precisa tradução do profissional que ao agradecer a distinção recebida, fez um histórico de sua trajetória que lhe trouxe de Alagoas para Porto Alegre. “Apesar de estar no Rio Grande do Sul há mais tempo do que a região de nascimento, é de lá que eu trago a indignação de não aceitar tudo pacificamente, porque sei que podemos sempre fazer melhor”, pontuou.

Daí relacionou a Engenharia, a Universidade e o Brasil. “A nossa Engenharia pode servir mais, as universidades podem ser melhores, assim como o nosso País”, destacou, enfatizando que as críticas servem para o crescimento.

O conhecimento técnico sendo premiadoBulhões dedicou o troféu inteiramente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), “o ambiente das ideias”, onde atua como professor há mais de 30 anos e à família. Emocionado, o professor afirmou que acredita na educação pública e gratuita em todos os níveis. “Passei por várias instituições no mundo inteiro, sempre com o dinheiro público. Por isto é que entendo que devemos conduzir nosso trabalho de ensino e pesquisa, buscando auxiliar a construção de respostas permanentes às demandas e anseios da sociedade. Não podemos desistir, mesmo que o campo físico seja bem diferente do campo das ideias”, enfatizou.

Vereadores e representantes da UFRGSAproveitou o ambiente parlamentar, para sugerir que a Câmara de Vereadores mediasse a discussão sobre projetos técnicos mais adequados para a cidade e disponibilizados. “As tragédias urbanas que ocorrem com as enchentes, acidente de Mariana, podem ser evitadas com uma Engenharia que funcione”, afirmou, lembrando ainda que a pior chuva sempre é a próxima e da responsabilidade dos profissionais da área tecnológica na solução destes problemas, em conjunto com o poder público.

Dialogou em seu discurso várias vezes com a vice-reitora da UFRGS, Jane Tutikian; com o diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, sempre destacando a importância do ensino e as demandas da teoria e da prática.

Não deixou de fora entidades de vários setores da sociedade do Rio Grande do Sul, nomeando várias das lideranças presentes e suas ações importantes. Deixou a Tribuna visivelmente emocionado, dedicando o prêmio à sua família, e agradecendo ao  vereador Moisés Barboza pela homenagem. “O que mostra que estou no caminho certo”, finalizou, sendo aplaudido.

Eng. João Otávio Marques Neto representou o CREA-RSO Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre foi instituído pela Resolução nº 2.083/2007 e representa uma das mais elevadas homenagens outorgadas pela Câmara Municipal.

Estavam presentes na solenidade o vereador propositor da homenagem, Moisés Barboza; o vereador Reginaldo Pujol (presidente da Mesa); o engenheiro Luiz Fernando Gomes Franco, familiar do homenageado; a vice-reitora da UFRGS, Jane Tutikian; o diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho; o procurador de Justiça do Estado, Ruben Abruzzi; o Engenheiro João Otávio Marques representando o CREA-RS; os engenheiros Francisco Bragança e Nanci Giugno, da diretoria do SENGE; e a representante da Escola Nova Acrópole, Flora Detanico.

Uma história de excelência
Carlos André Bulhões Mendes nasceu na cidade de Alagoas e reside em Porto Alegre há cerca de 30 anos, onde constituiu família e filhos. A opção de mudança para a Capital gaúcha se deu quando, na década de 80, veio cursar o mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vindo do Rio de Janeiro onde trabalhava como Engenheiro.

Seguiu carreira acadêmica na UFRGS, na qual é professor titular e atual diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS). Atua na área de métodos de gestão de recursos hídricos, recursos renováveis e recursos energéticos e meio ambiente, com ênfase no Uso de Técnicas Analíticas (pesquisa operacional, modelos matemáticos, geoprocessamento e sensoriamento remoto), incorporando o fenômeno natural e os controles de engenharia, com condicionantes econômicos, políticos e institucionais.

Além de ter sido conselheiro titular da Câmara de Engenharia Civil do CREA-RS, também exerceu atividades administrativas e de representação, incluindo participação em órgãos colegiados da UFRGS (Consun, Cepe, Parque Tecnológico, Comgrad-Civil e Comgrad-Ambiental), direção do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia (CEPSRM/UFRGS), presidente do Comitê de criação do curso de Eng. Ambiental na UFRGS, membro de Coordenação de Pós-Graduação (IPH, Propur e CEPSRM), coordenador do Programa de Pós-Graduação  e vice-diretor do IPH/UFRGS, representação da Secretaria de Relações Internacionais da UFRGS e membro da Direção Regional da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) no Rio Grande do Sul, representante da ABRH em Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, e membro de diversos Conselhos Editoriais. 

Em atividades de ensino, pesquisa e extensão já atuou em todos os estados brasileiros, e também em 25 países: Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Chile, Colômbia, Nicarágua, México, Estados Unidos (em várias ocasiões já atuou como professor visitante na University of California), Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Suécia, Rússia, Moldavia, Israel, África do Sul, Moçambique, Austrália, China e Japão.

Em publicações técnicas é autor/coautor de 8 livros, 7 capítulos de livros; cerca de 60 artigos completos publicados em periódicos técnicos nacionais e internacionais, e uma centena de trabalhos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais. Já graduou mais de 60 pessoas como orientador de trabalhos acadêmicos, desde monografias de conclusão de cursos de graduação e de aperfeiçoamento/especialização, até dissertações de mestrado e teses de doutorado. Ao longo das décadas, já ajudou a formar mais de 5 mil pessoas, muitas das quais fazem parte de órgãos técnicos da cidade de Porto Alegre.

Com atividades de extensão universitária, o engenheiro Bulhões conduz todo o seu trabalho de ensino e pesquisa buscando auxiliar a construção de respostas permanentes às demandas e anseios da sociedade, reiterando o compromisso social da UFRGS, concretizando-se em ações de promoção e garantia dos valores democráticos de igualdade, desenvolvimento social e inclusão. Nestas circunstâncias, as brutais desigualdades sociais existentes no Brasil ganham materialidade em nossas cidades.

Em Porto Alegre e sua Região Metropolitana, como em outras cidades e regiões, favelas e conjuntos habitacionais marcados pela precariedade abrigam milhões de brasileiros. Todos parecem concordar que, por sua complexidade, as intervenções visando dignificar as vidas nestas áreas, muitas ilegais ou irregulares, demandam o concurso de diferentes conhecimentos e profissões, onde o professor Bulhões colabora.

Com informações do Senge-RS

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: