CREA-RS realiza a 1.777 Sessão Plenária

Plenária contou com a presença do conselheiro federal Luciano Valério Lopes Soares. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na presença de 104 conselheiros, a abertura da 1.777 Plenária Ordinária, que ocorreu na tarde de sexta (08), foi marcada por um minuto de silêncio em memória da Engenheira Civil e de Seg. Trab. Fabiane Pastorio, conselheira titular da Câmara Especializada de Engenharia Civil, representante da Associação dos Profissionais de Engenharia da Região Celeiro (Aperc), e do Engenheiro Civil Nicolau Jorge Ache Waquil, ex-conselheiro do CREA-RS na década de 60 e ex-presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs).

Entre os itens da pauta da Sessão Plenária, presidida pelo vice-presidente no exercício da Presidência, Eng. Agrônomo Gustavo Lange, questões orçamentárias, “que necessitam de readequação devido à saída dos Técnicos”, e a apreciação e votação da Prestação de Contas Relativas às Eleições do Sistema Confea/Crea – 2017, no tocante à Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-RS.

O Eng. Gustavo Lange lembrou ainda a renovação do Convênio com a ABNT. “Tão importante para os profissionais, que precisam ser informados sobre este este importante convênio”, ressaltou.

Sessão Plenária contou com a presença de mais de cem conselheirosAlém da diretoria, também estava presente o conselheiro federal pelo RS, o Eng. Mec. e Seg. Trab. Luciano Valério Lopes Soares, que apresentou as principais pautas que estão sendo discutidas no Plenário do Conselho Federal e que preocupam os conselheiros, como os projetos de lei que estão em Comissões na Câmara Federal, a criação de uma agência regulatória dos Conselhos e a federalização dos Conselhos. “Também temos como demandas a atribuição profissional e a validação de diplomas de profissionais de outros países”, lembrou.

Convidada a integrar a mesa da Sessão Plenária, a Eng. Agrônoma Andréa Brondani da Rocha, coordenadora do Colégio de Entidades Regionais do RS, falou sobre a renovação do colegiado.

Representante da Mútua, o diretor-geral da entidade, o Geólogo e Eng. Seg. Trabalho Pablo Palma, falou sobre os benefícios da Mútua-RS, que contou com 62 novos associados em maio, sendo que neste primeiro semestre de 2018 já concedeu 1.060 benefícios. “Além das salas disponibilizadas para os profissionais realizarem cursos, em vários deles há sorteio para os associados da Mútua”, sugeriu.

Relatos de processos e inclusão de cursos estiveram como itens da pauta

A Sessão Plenária contou ainda com os agradecimentos da Engenheira Agrônoma Eng. Agr. Eliana Valente Silveira e do Eng. Civil Marcio Marun com relação ao apoio do CREA-RS à visita oficial do presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krüger, a Bagé.

A Sessão Plenária contou com discussões sobre questões orçamentárias, com a palavra de vários conselheiros. Após o relato de processos, votação e aprovação de novos cursos, a Sessão Plenária foi encerrada pelo Eng. Gustavo Lange.