Gaúchos assumem coordenadoria de fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea

Parte da delegação gaúcha no encontro. Créditos: Arquivo CREA-RS

No 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que começou nesta quarta (20), em Brasília, ocorreu a  definição de coordenadores e do plano de trabalho 2019 dos fóruns consultivos do Sistema: Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas, Colégio de Entidades Nacionais e Colégio de Presidentes, por isso o evento é tão importante para a agenda do Sistema.

Engenheira Civil e Seg. Trabalho Alice Scholl participa de sua primeira reunião no Colégio de PresidentesFórum consultivo do Confea composto pelos presidentes do Confea e dos Creas e pelo diretor-presidente da Mútua, o Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea reuniu presidentes de todos os Creas e elegeu como coordenador o eng. civ. Antônio Aragão (Crea-PB) e como adjunto o eng. agr. Wolney Parente Júnior (Crea-RR). A Engenheira Civil e Seg. do Trabalho Alice Scholl, eleita vice-presidente no exercício da Presidência na Plenária do Conselho gaúcho, participou pela primeira vez deste fórum.

Delegação do RS e os novos presidentes do Colégio de PresidentesAs Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas têm por objetivo estudar, discutir e propor a implementação de providências, inclusive de cunho normativo, voltadas à uniformização de procedimentos que visem à unidade de ação no Território Nacional e à maximização da eficiência dos Creas e de suas câmaras especializadas, observadas as peculiaridades das respectivas jurisdições, no que se refere ao exercício e atribuições profissionais; registro de profissionais e de pessoas jurídicas; verificação e fiscalização do exercício e atividades profissionais; e responsabilidade técnica e ética profissional.

ENGENHARIA QUÍMICA

Engenheiro de Plásticos Sidnei Barbosa Machado foi eleito coordenador nacional das Câmaras de Engenharia Química

O Eng. Plast. Luís Sidnei Barbosa Machado, coordenador da Câmara de Engenharia Química do CREA-RS, foi eleito coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Química.

Para o Eng. Luis Sidnei Barbosa Machado, a liderança se deve à atuação destacada dos representantes gaúchos em nível nacional. "Os profissionais de outros Estados confiam muito no trabalho que é feito aqui no Estado e as conquistas na valorização profissional", destacou.

ENGENHARIA FLORESTAL

O Engenheiro Florestal Guilherme Reisdorfer foi eleito coordenador adjunto nacional das Câmaras de Engenharia FlorestalO Eng. Ftal Guilherme Reisdorfer foi eleito coordenador adjunto da Coordenadoria Nacional das Câmaras de Engenharia Florestal, tendo como titular o Engenheiro Rafael Macedo, do CREA-RO.

ENGENHARIA CIVIL

Engenheiro Civil Márcio Marun Gomes, do CREA-RS

Na primeira Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEE), foi unânime o discurso dos coordenadores regionais e conselheiros federais sobre o fortalecimento das engenharias, além de ressaltarem o papel importante das lideranças do Sistema Confea/Crea de atuar como agente político em prol da valorização das atividades dos profissionais da área tecnológica, junto aos representantes da Câmara dos Deputados e do Senado
Federal. De acordo com o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-RS, Engenheiro Civil Márcio Marun Gomes, é necessário fortalecer nosso elo com nossos agentes políticos que estão iniciando seu mandato em todas as instâncias. "Precisamos monitorar nossas demandas para que elas sejam aprovadas, contribuindo para o engrandecimento da Engenharia e Agronomia do Brasil", afirmou.

COMISSÃO DE ÉTICA

Reunião da Comissão de ÉticaNa Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética dos Creas, que contou com a presença do Engenheiro Florestal Fábio Charão Kurtz, do CREA-RS, o principal assunto foi a criação de um sistema eletrônico (diário) de processos éticos para reduzir o tempo dos processos éticos nos Creas nacionais. "Isso se deve à cobrança dos órgãos de controle como CGU e TCU devido à morosidade da análise dos processos éticos", ressaltou o Eng. Fábio Charão, coordenador da Comissão de Ética do CREA-RS.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL (CEAP)

De acordo como o geólogo Adelir José Strieder, coordenador da Ceap do CREA-RS, esta comissão não tem um coordenador nacional. "A organização dos trabalhos é realizada pelo coordenador da CEAP do Confea, Engenheiro Agrônomo Luiz Antônio Corrêa Lucchesi (UFPR), conselheiro federal representante das entidades de classe pelo grupo de Agronomia.

FÓRUM NACIONAL DO CDER

Engenheira Agrônoma Andrea Brondani da Rocha, do CREA-RS, foi eleita coordenadora do Colégio de Entidades Regionais

No 2º Encontro Nacional dos Colégios de Entidades Regionais, a Engenheira Agrônoma Andrea Brondani da Rocha, coordenadora do Colégio de Entidades Regionais RS (CDER-RS), foi eleita coordenadora do Fórum Nacional do CDER, tendo como adjunta Teneuza Cavacanti Ferreira, do CDER-RJ.