Notícia

Parlamentares visitam a Cientec, fundação gaúcha em via de extinção


Os parlamentares compõem uma comissão que está visitando as fundações extintas e recolhendo informações . Créditos: Arquivo CREA-RS

Os deputados Luciana Genro (PSol) e Luiz Fernando Mainardi (PT) visitaram, nesta quarta-feira (26), as instalações da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), em via de extinção. Acompanhados do Engenheiro Civil João Leal Vivian, pesquisador da Cientec e conselheiro da Câmara de Engenharia Civil do CREA-RS, os deputados se reuniram com o presidente da Cientec, Marcus Vinicius Berthier de Araujo Goés. A extinção da Fundação está em sobrestado, não estando ainda concretizada.

Os parlamentares Luciana Genro, Luiz Fernando Mainardi e Juliana Brizola (PDT) – representada na visita por seu assessor –, contrários às extinções, compõem uma comissão que está visitando as fundações extintas e recolhendo informações. Eles pretendem produzir um relatório para entregar ao governo, com o objetivo de mostrar se as medidas geraram um impacto econômico efetivo e de indicar os retrocessos causados, apresentando propostas para a recuperação das fundações.

Existem laboratórios com equipamentos sem uso que custaram em torno de R$ 600 mil e se encontram em excelente estado

“Não tem como parar por aqui”, afirma o deputado Mainardi, ressaltando que a Cientec sempre foi referência no Estado. Os deputados também demonstraram preocupação com os investimentos feitos na Fundação. A deputada Luciana Genro ressaltou que o intuito da visita é o de realizar um debate político.

Prédio fantasma


Dos 230 funcionários, restam apenas 18, que guardam os equipamentos e o patrimônio

Dos 230 funcionários, restam apenas 18, que guardam os equipamentos e o patrimônio. Com a saída dos funcionários, as funções e a atividade-fim não estão sendo cumpridas.

A perspectiva para a Cientec atualmente, de acordo com o presidente Goés, é a de cumprir a liminar do governo, que determina a guarda e a conservação dos equipamentos, antes destes serem destinados a outros lugares. O Estado, acredita Goés, vai procurar o meio mais adequado para a destinação, que ocorre na Justiça.

O objetivo dos parlamentares é apresentar propostas para a recuperação das fundações

Com isso, o prédio, que outrora abrigou uma importante instituição de pesquisa e desenvolvimento científico, encontra-se abandonado. No “prédio fantasma”, como chamaram os parlamentares, existem laboratórios com equipamentos sem uso, que custaram em torno de R$ 600 mil e se encontram em excelente estado. “O bem imaterial foi jogado fora e o material está deteriorando”, lamenta a deputada Luciana Genro.

O objetivo também é promover um debate político

Importância
Para o pesquisador e Eng. Civ. Vivian, para destacar a importância da Cientec é preciso falar um pouco do seu histórico. “A Cientec foi um instrumento técnico para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, principalmente no foco do desenvolvimento industrial”, afirma. O polo petroquímico, um dos maiores ícones de desenvolvimento do RS, nasceu dentro da Fundação, através de um estudo dos técnicos. “Na época, todo mundo era contra e entendia que era inviável um polo petroquímico no RS, e os técnicos da Cientec desmistificaram isso e bancaram esse estudo. Hoje temos aí o polo petroquímico”, ressalta.

São máquinas, equipamentos valiosos e e úteis que estão abandonados Vivian lamenta o fato de a Fundação ter sido sempre uma “pedra no sapato” dos empresários, em termos de qualidade de serviços e obras públicas. A Cientec realizava avaliações de conformidade, e sua extinção acarretou em perdas técnicas. “Hoje não existe mais um órgão da independência e da idoneidade técnica da Cientec para fazer esse controle tecnológico”, afirma Vivian.

Para a deputada Luciana Genro, a situação é estarrecedora. “São máquinas, equipamentos valiosíssimos extremamente importantes e úteis que estão abandonados, estragando. As extinções de todas essas fundações foram um verdadeiro crime cometido contra o Rio Grande do Sul, contra a ciência e a tecnologia, contra o desenvolvimento do nosso Estado”, ressalta.

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: