Vem aí a nova ART: Conheça a TOS

Previsto para outubro de 2019, o novo sistema de preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) vem atender ao padrão nacional estabelecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Todos os Creas utilizarão as mesmas tabelas para o preenchimento da ART e terão o mesmo layout final (versão oficial da ART).

Uma das tabelas mais importantes para o preenchimento da nova ART é a chamada “TOS”, ou seja, a Tabela de Obras e Serviços, que será filtrada no programa de preenchimento da ART pelas atribuições do profissional.

A TOS será utilizada por todos os Creas e substituirá as tabelas de atividades específicas dos Regionais. No CREA-RS, os profissionais utilizam os códigos que iniciam com “W”. Como exemplo, citamos os códigos:

As atividades específicas do CREA-RS não serão mais utilizadas a partir da entrada em operação do novo sistema de preenchimento da ART, que deve utilizar a TOS. O código W9999, muito utilizado pelos profissionais, que possibilita a descrição da obra ou serviço por digitação não existirá mais.

O profissional deverá descrever os serviços contratados pelas atividades existentes na TOS. Se houver a necessidade de algum detalhamento, poderá utilizar um campo chamado “Observações”, que possibilitará digitação.

A tabela TOS está dividida em 4 colunas: grupo – subgrupo – obras e serviços – complemento. Serão impressos na ART somente as duas últimas colunas, obras e serviços + complemento. As duas primeiras colunas servem para o profissional encontrar a atividade que deseja incluir na sua ART.

Por exemplo: o profissional foi contratado para elaborar um PPRA de uma indústria. Na TOS, essa atividade se encontra em:

Grupo: Higiene do Trabalho.

Subgrupo: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA.

Obras e Serviços: do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

As atividades técnicas em sua ART ficariam:

E no campo “Observações”, o profissional poderá complementar com o seguinte texto: PPRA de indústria de alimentos.

Para conhecer a TOS e ir se ambientando com as novas descrições de obras e serviços de sua formação profissional, clique aqui. A TOS abrirá no formato PDF.

Saiba mais aqui