Nova ART

Instituída em 1977, através da Lei n° 6.496, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é o instrumento através do qual o profissional registra as atividades técnicas solicitadas através de contratos (escritos ou verbais) para o qual o mesmo foi contratado. É por meio dela, também, que é possível que a sociedade identifique os responsáveis por determinado empreendimento e as características do serviço contratado. Previsto para outubro de 2019, o novo sistema de preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) vem atender ao padrão nacional estabelecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Todos os Creas utilizarão as mesmas tabelas para o preenchimento da ART e terão o mesmo layout final da ART). A nova ART terá três modelos: ART de Obra ou Serviço, ART Múltipla e ART de Cargo ou Função. Cada modelo terá campos de preenchimento específicos. Outra novidade será a utilização da tabela de obras e serviços, conhecida pela sigla TOS.

Antecedendo o lançamento da Nova ART as alterações e novas formas de preenchimento serão explicadas detalhadamente por um manual que será disponibilizados aos profissionais,