Notícia

ExpoSoea traz peculiaridades do Brasil e soluções de fiscalização


Estande do CREA-RS trouxe o tradicionalismo da cultura gaúcha ao norte do País . Créditos: Arquivo CREA-RS

Conhecer as histórias e peculiaridades de cada estado brasileiro ganhou um significado especial na ExpoSoea. Cada Regional concebe as ações de relacionamento em seu estande de acordo com suas necessidades, tanto do ponto de vista estrutural como do emergencial. E o resultado é uma festa que ressalta tesouros culturais e a evolução conjunta da atividade-fim dos Conselhos, a fiscalização. Veja, a seguir, alguns exemplos do trabalho realizado nos estandes.

Confea/Crea-TO: parceria na disseminação de informações

No estande do Crea anfitrião, montado em parceria com o Conselho Federal, os profissionais que procuram a equipe de apoio para dirimir dúvidas são recebidos, em horários pré-definidos e sala especial, pelo próprio presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. No local também funciona um cyber café, que inclui uma estação de computadores justamente para atender a demandas dos visitantes. O Confea também disponibiliza em seu estande um kit de impressos que explicam os serviços prestados pelo Sistema. Da parte do Crea-TO, o presidente Marcelo Costa Maia destacou a importância da fiscalização no estado, que tem vocação para vários segmentos da economia. “Ressaltamos a riqueza da nossa energia renovável, os recursos hídricos e o agronegócio. Temos a soja e a pecuária como os pilares da economia tocantinense. E, assim, colocamos em pauta, no maior encontro da Engenharia, temas importantes para o desenvolvimento social e econômico do país e da região”, enfatizou o engenheiro civil.

Mútua reforça trabalho de adesões


O estande da Mútua na ExpoSoea tem recebido muitos profissionais interessados nos benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência. Dentre eles, o destaque vai para o Tecnoprev, que é o plano de assistência complementar. Profissionais, associados e participantes que já fazem uso do plano de previdência estão sendo atendidos no próprio local. A equipe do estande ainda oferece aos visitantes esclarecimentos sobre seguro de vida, negociados pela Mongeral, parceira da Mútua e um dos patrocinadores do evento. Essa modalidade foi apresentada em Alagoas, durante a Soea do ano passado, quando foi atingida a marca de 286 adesões. A expectativa para este ano é de que esse número aumente, já que a equipe de atendentes também cresceu.

Crea-MG apresenta balanço de atividades

Em seu espaço na ExpoSoea, o Crea-MG vem apresentando aos visitantes um balanço de suas atividades em 2019. O número de autuações emitidas no primeiro semestre aumentou 186% em relação ao ano anterior. Desse total, quase 70% referiam-se a irregularidades de empresas e falta de profissional habilitado. A distribuição de material informativo também foi destaque no estande do Crea mineiro. O conteúdo aborda a fiscalização de barragens; o manifesto da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, da Infraestrutura, do Desenvolvimento e dos Profissionais do Setor; esclarecimentos sobre ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de desempenho de cargo e função; e uma nota de repúdio à PEC 108/2019, que acaba com a obrigatoriedade da inscrição dos profissionais nos Conselhos e muda sua natureza jurídica de pública para privada. “Desobrigar os profissionais da inscrição em seus respectivos Conselhos é apostar na desordem a um custo econômico e social muito alto. Se hoje existe uma desvalorização das atividades técnicas em nosso país, com o fim desses órgãos haverá uma fatal precarização dos serviços e a insegurança será generalizada”, afirmou o presidente do Crea-MG, eng. civ. Lúcio Borges.

Crea-SP traz resultados em vídeos e informativos impressos

A exemplo de outros anos, o Crea-SP participa com estande na ExpoSoea, exibindo vídeos de suas ações de fiscalização (um deles produzido em parceria com o Confea), de eventos realizados no primeiro semestre e o anúncio institucional veiculado nas grandes emissoras de televisão. Além disso, disponibiliza aos visitantes material informativo sobre reformas em condomínios, boas práticas na implantação de serviços em tecnologia da informação e telecomunicações, avaliações e perícias de engenharia, aplicação do Livro de Ordem, e versões atualizadas do Código de Ética do Crea-SP e da Cartilha de Acessibilidade, impressos bastante requisitados por profissionais da área. Também serão distribuídos na 76ª Soea o “Crea-SP Hoje”, informativo com números e notícias sobre as atividades do Regional, e o folder do Grupo de Trabalho Consema.

Crea-ES – Vamos tomar um café?

O Crea-ES trouxe a Soea uma das principais riquezas de seu agronegócio: o café. Com o sugestivo slogan “Vamos tomar um café?”, o Crea-ES oferece em seu estande o segundo melhor café conillon do Brasil. A delegação do Crea-ES participa da Semana sob a liderança da eng. civ. Lúcia Vilarinho, primeira mulher eleita presidente do Conselho capixaba em 59 anos de existência. Lúcia está divulgando no estande a ação pioneira no Espírito Santo de criar neste mês o Fórum Capixaba das Mulheres da Área Tecnológica. A engenheira também é destaque no Painel Mulher que ocorre nesta quarta-feira (18/9), na Tenda Sala dos Girassóis, sala 6. Na ocasião, participará do lançamento do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Crea-GO: fiscalização pró-ativa

O Crea-GO se preocupou em trazer para a 76ª Soea inovação e exemplos de ações de fiscalização que vêm dando bons resultados. “Estamos apresentando aos profissionais de todo o País nossa nova maneira de fiscalizar, bastante pró-ativa e que não visa apenas a parte burocrática. Também destacamos a presença do profissional em campo e, para isso, implantamos o nosso Livro de Ordem, já com mais de 50 mil deles abertos”, explica o presidente, eng. agr. Francisco Almeida.
Próximo estado a receber a Soea, no ano que vem, Goiás pretende apresentar boas surpresas para a 77ª edição da Semana. Almeida garante que seu Regional vai apresentar um evento inesquecível. “Eu sempre quis modernizar a Semana, sempre quis fazer uma semana diferente. Eu vou tentar fazer uma revolução dentro dos nossos padrões, para mostrar uma nova Soea, para que possamos aproximar o jovem profissional. Queremos que todos conheçam nosso trabalho em tecnologia e em inovação, e mostrar uma Soea diferente em Goiás”, finalizou.

Crea-PA e Crea-AC apresentam produtos de exportação de seus estados

No estande do Crea- PA, o destaque ficou por conta de um produto da terra, velho conhecido de toda a população brasileira, também já bastante difundido no exterior: a castanha do pará. A equipe nortista decorou o estante com fotografias das belas praias locais e da Ilha do Marajó, onde se desenvolve a maior criação de búfalos do país. Em matéria de religiosidade, os visitantes podem conhecer um pouco sobre as tradições do Círio de Nazaré e, como a paixão do paraense pelo futebol não podia ficar de fora, as camisas do Paysandu e do Clube do Remo ajudar a compor o espaço. Com essas amostras da produção econômica e cultural do estado, o Crea-PA vem afirmando sua vocação para a fiscalização do exercício profissional nas áreas de agropecuária, eventos populares e atividades de lazer.
Já a equipe do Crea-AC também aproveitou seu espaço na ExpoSoea para divulgar produtos de exportação daquele estado, como a castanha- do-Brasil (e derivados), a farinha de mandioca (e derivados), o café, o guaraná e a madeira, principal item comercializado para fora do país.

Praça da Inovação em sua terceira edição

 

Espaço dedicado à apresentação de cases por alguns Creas em suas respectivas atividades operacionais, a 3ª Mostra de Boas Práticas do Sistema Confea/Crea e Mútua, conhecida por Praça da Inovação, também ocupa um miniauditório na área da ExpoSoea e já se consolidou como um fórum onde se dirimem dúvidas e debatem os mais variados temas das áreas da Engenharia e Agronomia, como processos, produtos e serviços de relevância.
A Praça da Inovação na ExpoSoea, que funciona até o final da quinta-feira (19), é aberta a qualquer interessado em fazer uma apresentação técnica, desde que disponha de sua palestra em pen drive. Segundo o regulamento da mostra, o palestrante também pode recorrer a folders dos produtos e serviços contemplados na apresentação, obedecendo um período de no máximo 20 minutos, acrescido de 10 minutos para debates com a plateia. A inscrição pode ser feita diretamente na Praça da Inovação Tecnológica e a audiência recebe certificado de participação preparado na hora.

Reportagem: Almir (Crea-MG) ,Anderson Chagas Neto (Crea-ES), Guilherme Monteiro (Crea-SP),
Edição: Fernanda Pimentel (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Damasceno Fotografia/Confea

 

 

 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: