Conselho gaúcho presente na Reunião de Monitoramento do Programa Cresce/RS

Quarta reunião do Cresce/RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta quarta (11), o Eng. Civil Francisco Bragança, 2º vice-presidente do CREA-RS, esteve presente na quarta reunião de monitoramento dos projetos do Cresce RS. Liderado pelo Parlamento gaúcho, e com parceria dos demais Poderes, bem como de universidades e entidades da sociedade civil organizada, o programa visa monitorar e destravar projetos estratégicos para o Rio Grande do Sul. Os projetos se dividem em três categorias: infraestrutura e logística, desburocratização e fomento dos bancos públicos.

Eng. Bragança e o vice-governador, Delegado RanolfoNesta primeira reunião de 2020, com uma plateia de autoridades – incluindo o vice-governador Delegado Ranolfo deputados, secretários, empresários, e representantes de instituições que fazem parte do programa, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Ernani Polo (PP), aproveitou para agradecer ao deputado Luis Augusto Lara pela iniciativa do programa, que muito pode contribuir para a expansão do Estado.

"O Rio Grande do Sul deve voltar a ser competitivo", afirmou o presidente, ressaltando que o foco da sua gestão, o estímulo à competitividade e citando com um dos gargalos a questão de infraestrutura, na qual o Rio Grande do Sul está em 10º entre os municípios brasileiros.

"É preciso resgatar e promover novos empregos, atraindo as indústrias. Esta meta vai ao encontro do Programa Cresce, que tem o objetivo de destravar projetos e diminuir a burocracia. O Rio Grande do Sul precisa melhorar a competitividade. No entanto, mais que atrair empresas, é necessário facilitar o trabalho e as atividades dos empreendedores. E isto só será possível com a união do setor público com a iniciativa privada, para produzir bons resultados para a população gaúcha", apontou.

Lara falou brevemente, destacando que Polo estava quebrando paradigmas ao dar continuidade a um projeto institucional da Assembleia. Representando o governador Eduardo Leite, o vice-governador Ranolfo Vieira Jr. comentou sobre a relevância do monitoramento permanente dos projetos estratégicos para o Rio Grande do Sul. "São com ações desta natureza que vamos evoluir em busca do desenvolvimento do Estado. Nada mais justo que seja um tema permanente do Parlamento", afirmou.

Na pauta do dia, foram tratados de 20 projetos divididos em três eixos: desburocratização, fomento dos bancos públicos e infraestrutura e logística. Entre eles, a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho, obras de duplicação da BR-116 e implantação de aplicativo de urgência do Samu. O secretário estadual de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, conduziu a apresentação dos técnicos.

Participaram do evento, ainda, o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, os deputados Valdeci Oliveira (PT), Tenente-coronel Zucco (PSL), Giuseppe Riesgo (Novo), Zilá Breitenbach (PSDB), Matheus Wesp (PSDB) e Tiago Simon (MDB), entre outras autoridades.