Fórum dos Conselhos firma termo de cooperação com o Ministério Público Federal do RS

Presidentes dos Conselhos e Ordens . Créditos: Arquivo CREA-RS

Liderados pelo presidente da OAB-RS e do Fórum dos Conselhos, Ricardo Breier, presidentes dos Conselhos profissionais do Rio Grande do Sul, entre eles o CREA-RS, participaram na tarde desta quarta (11) da assinatura do Termo Técnico de Cooperação entre os Conselhos e o Ministério Público Federal, por intermédio da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (PR/RS).

Eng. Francisco Bragança, 2º vice-presidente do CREA-RS, assina o termoO 2º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Francisco Bragança, e os representantes do Conselho foram recebidos pela signatária do termo a procuradora-chefe do MPF/RS, Cláudia Paim.

O termo de cooperação tem o objetivo de promover ações conjuntas voltadas para aproximar e integrar as instituições por meio de iniciativas de interesse comum, com destaque para a conjugação de esforços entre os partícipes de modo a articular, e melhor evidenciar, recursos na consecução de suas atividades-fim.

A partir da esq.: procuradora-chefe Cláudia Paim, Ricardo Breier e eng. BragançaTambém, com o convênio, ficam mais céleres os processos de comunicação entre os Conselhos Profissionais e o MPF. Assim, nas tratativas, as comunicações podem ser feitas de forma clara e precisa com os devidos pareceres, as devidas perícias e os devidos registros.

Breier enfatizou a importância da data para todos: “O Fórum dos Conselhos tem trabalhado em prol da sociedade e da fiscalização do exercício profissional dos associados. Essa é uma caminhada importante. Temos expertises em todas as áreas de profissões regulamentadas, fato que garante, ainda mais, a efetividade da contribuição a partir da assinatura deste termo”, referiu o presidente do Fórum.

Destacou a importância do trabalho em conjunto e a união. "Cada um dos Conselhos tem a sua especificação e podemos contribuir com a proposição de diversas pautas que atendam às demandas de vários profissionais e modalidades",

A procuradora-chefe do MPF/RS ressaltou a importância do Fórum dos Conselhos: “O MPF/RS já faz um constante contato com diversos Conselhos profissionais, mas é muito importante que isso se fortaleça cada vez mais. Esse termo de cooperação técnica nos garante a proximidade necessária para prestar melhores serviços à sociedade”, disse a procuradora.

Bragança;  Ana Tércia Lopes Rodrigues,  presidente do CRCR; e BreierTambém estiveram presentes: presidente do CONRERP, Luiz Fernando Muñoz;  presidente do CREFITO-5, Jadir Camargo Lemos;  presidente do CRC/RS , Ana Tércia Lopes Rodrigues;  presidente do CRMV, Lisandra Dornelles; vice-presidente do CRECI/RS, Naor Lagoas;  vice – presidente do CRBIO 03, Brites Fraga Pereira, Presidente do CREF 2-RS, José Edgar Meurer;  vice – presidente CRT – RS, Luiz Antonio Castro dos Santos;  vice – presidente do CREFONO/RS, Marlene Canarim Danesi;  vice – presidente CORECON/RS, Aristóteles da Rosa Galvão;  conselheiro do CRF/RS e GAF, Everton Borges;  conselheiro do CRA/RS, Carlos Theodoro Strey;  chefe de gabinete COREN/RS, Maria Angélica Trinca; representante A.P. Psicologia, Ricardo Menegassi.

Com informações da comunicação da OAB/RS