Operação de fiscalização reúne CREA-RS, Exército e Brigada Militar

O Conselho gaúcho participa da Operação Héracles I, que ocorre em todo o Estado, comandada pelo Exército Brasileiro. A operação é de responsabilidade da 3ª Região Militar (3ª RM), por intermédio do seu Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC), juntamente com outras 30 Unidades Militares. Ela consiste na inspeção, de maneira inopinada, das pessoas jurídicas que comercializam esse tipo de material no Rio Grande do Sul, e, além do Conselho, conta com o apoio dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e agências governamentais, em destaque a Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

De 26 a 30, empresas na jurisdição das Inspetorias de Torres e de Guaíba estão sendo fiscalizadas, sob a supervisão de Pedro Ost e os agentes fiscais  Jucimar Carvalho Godinho e Ilson Rozalino Garim.

O objetivo da ação é fiscalizar clubes de tiro, comércio de armas de fogo, munições, armas de pressão, insumos de munições, acessórios para arma, explosivos, blindagem, produtos químicos controlados e artifícios pirotécnicos.

A ação visa a coibir e reprimir o desvio, o armazenamento inadequado, a falta de controle de estoques, a utilização sem autorização, autuando empresas que estiverem agindo em desacordo com a legislação vigente.

A 3ª RM coordena a execução das operações interagências para inspecionar e fiscalizar pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades com Produtos Controlados pelo Exército (PCE) e os locais onde há suspeita de irregularidade no Estado.