Para Joel Krüger, a pandemia não afetou produção agrícola do país em 2020

Créditos: Arquivo Confea

“Neste ano, mesmo com a pandemia, fizemos como sempre e entregamos quantidades enormes de alimentos para o Brasil e para o mundo”. A declaração é um dos destaques da entrevista que Joel Krüger, engenheiro civil que preside o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), concedeu à série “Agro Rumo a 2021”, do Canal Rural, e que foi ao ar em 23/12/2020.

Durante a entrevista, Krüger falou dos desafios para garantir a alimentação da população em 2020, garantiu que “o Brasil é um parceiro importante do planeta na área ambiental”, e tratou ainda dos avanços da engenharia que, por meio de tecnologias, permitiu que o brasileiro se adaptasse ao home office, tivesse uma internet de fácil acesso e qualidade nos equipamentos hospitalares, entre outros temas. Leia os principais trechos:

Parceria estratégica
Para Joel Krüger, “um dos desafios para a área da engenharia e da agronomia foi encontrar tecnologias para se reinventar em um ano tão turbulento. As pessoas levaram o trabalho para casa e precisaram de uma internet cada vez melhor e quem faz isso é a Engenharia. Abastecimento de água, coleta de lixo, tratamento de esgoto são serviços prestados por meio da Engenharia. O alimento é garantido pela engenharia e pela agronomia. Desde o  primeiro momento dessa crise sanitária, a engenharia, a agronomia e as geociências são parceiras estratégicas para atender a qualidade de vida de toda a sociedade em suas necessidades mais básicas”.

Ao agradecer a “todos os profissionais que se mantiveram firmes  durante a pandemia, que se dedicaram e colocaram a vida em risco”, Krüger falou que “dentro dos hospitais tem uma engenharia embarcada muito forte. Temos a manutenção de todos os equipamentos médicos. Os próprios respiradores precisam funcionar adequadamente e quem faz funcionar é a Engenharia, assim como faz com os equipamentos de laboratório. A qualidade do ar é muito importante quando temos um vírus como o coronavírus, então é fundamental manter a qualidade do ar principalmente em hospitais com ambientes confinados”.

Agricultura de qualidade
Ao se referir à importância da agronomia na produção de alimentos,  Krüger garantiu que “neste ano fizemos como sempre e entregamos quantidades enormes de alimentos para o Brasil e para o mundo, mesmo com a pandemia. A Agronomia ajuda a bater recordes de produção e, com todos os cuidados sanitários, conseguimos avançar e sair relativamente fortalecidos deste momento difícil que nos estamos vivendo”.

Para ele, “a ciência é uma importante aliada do produtor brasileiro, afinal, o Brasil é uma potência na geração de alimentos. Os grandes compradores operam com o Brasil, nós temos uma agricultura de qualidade com alta produtividade com volume para atender não só as nossas necessidades como as do mundo. Só que esta agricultura está dividida em dois blocos, a avançada e a familiar, que carece ainda de tecnologia”.

Segundo o presidente do Confea, “a tecnologia embarcada nas máquinas e maior conhecimento fazem o país aumentar a produtividade, ano após ano, sem aumentar a área plantada. Mas a agricultura familiar ainda é carente de assistência técnica, não tem o acompanhamento técnico do engenheiro agrônomo e utiliza técnicas que, do ponto de vista do conhecimento científico, já não seriam as mais adequadas. Nós teríamos técnicas mais modernas para esse plantio”.

Por esse motivo, afirmou que “há um trabalho do Confea junto com os Conselhos Regionais e secretarias estaduais de Agricultura, aliado aos órgãos de assistência técnica, para levar assistência aos pequenos”.

Formação profissional
Sobre o ensino da Engenharia, Agronomia, das Geociências, Krüger afirmou que o Confea defende que o formato ideal é o presencial de qualidade, embora reconheça a necessidade de um ensino à distância para atender regiões remotas: "do contrário, teríamos que levar universidades, escolas de engenharias a todos os lugares do Brasil e isso é inviável”, completou.

Questão ambiental
Por fim, Joel Krüger falou sobre a engenharia florestal, muito demandada no país nos últimos anos: “o manejo florestal no Brasil é um tema que precisa ser trabalhado com muito carinho porque existem algumas situações que não refletem a realidade. Afinal, preservar uma floresta não quer dizer que não se possa cortar nenhuma árvore. Existem áreas de absoluta preservação, mas em outras é permitido o manejo florestal. O engenheiro florestal autoriza o que pode e o que não pode ser feito. Se nós não tivermos esse cuidado na área ambiental, isso pode se refletir nas exportações de produtos brasileiros com represálias por parte de determinados países que podem colocar restrições por essa questão ambiental. A engenharia florestal e o manejo florestal são temas que a gente precisa trabalhar com bastante atenção”, finalizou.

Equipe de Comunicação do Confea