Representantes de Zonal empossados na primeira reunião de Coordenadoria

Na tarde desta quinta (28), o CREA-RS empossou os representantes das 11 Zonais, que são interlocutores das demandas advindas das Inspetorias junto à Coordenadoria das Inspetorias e diretoria do Conselho. A reunião aconteceu de forma virtual e os escolhidos ficarão no cargo durante este ano.

Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS

Estiveram presentes a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS; o Eng. Mec. e de Seg Trab. Marcos Antonio Kercher, coordenador das Inspetorias; o Eng. Civil Milton Pedrollo Bittencourt, coordenador-adjunto das Inspetorias; o Eng. Eletricista e de Seg. Trabalho Fernando Luiz Carvalho da Silva, 1º diretor-financeiro; e o Eng. Civil Nelson Kalil Moussalle, diretor-administrativo.

O coordenador Marcos Kercher saudou os colegas. “Como anfitrião, desejo uma excelente gestão a todos vocês. É a nossa primeira reunião de Zonal. Representantes das zonais, de Câmaras, titulares e suplentes, sejam bem-vindos”, disse.

Os trabalhos foram iniciados com a Eng. Nanci Walter lendo o termo de posse dos representantes das Zonais. Os empossados foram chamados em ordem nominal e aceitaram o cargo proferindo “concordo com o ato e aceito o termo de posse”.

O coordenador-adjunto das Inspetorias, o Eng. Civil Milton Pedrollo Bittencourt, desejou um bom ano de trabalho aos escolhidos. “Teremos muito trabalho e esperamos contar com vocês. Haverá muitos estudos de normas e regimentos, temos que fazer nosso dever de casa para alcançar as metas do ano e os objetivos dentro do Conselho", concluiu.

O Eng.  Marcos Kercher também se pronunciou: “Temos muitas demandas e já estamos pensando no auxílio aos funcionários e aos profissionais. O RS tem 44 Inspetorias e 11 Zonais e acredito que precisamos mostrar mais do nosso trabalho aos nossos profissionais, o que sei que não é fácil”, disse.

Ele lembrou dos desafios de 2020. “Fizemos diversas ações para minimizar o estrago da pandemia, nas condições que 2020 nos possibilitou. Agora em 2021, meu mandato termina no final do ano, espero que estejamos vacinados até lá. Por enquanto, nossas reuniões continuam virtuais e conversaremos futuramente sobre nosso seminário. Desde já, agradeço a todos pela participação, dedicação do tempo e digo que estamos à disposição”, concluiu.

Em seu discurso, a Eng. Nanci alegou saber das demandas das Inspetorias em relação à infraestrutura e a questões institucionais e administrativas. “Estejam certos de que em breve vocês já vão perceber as ações da nossa gestão”, garantiu.

Para a presidente, é preciso olhar “de fora para dentro”, como o profissional olha para o sistema. Sendo assim, “temos que incrementar nossas ações e sei que isso depende de todos. Teremos uma carta de apresentação que facilitará nas visitas e nos contatos remotos”, disse, sugerindo aos colegas que  busquem o apoio administrativo de suas respectivas Inspetorias.

Em relação às reformas, Eng. Nanci disse que as Inspetorias Taquara, Erechim e Santa Rosa estão com editais prontos e, em fevereiro, as obras começarão. “Vamos acelerar também para que as outras tenham, no mínimo, um plano de manutenção periódica, já que precisamos dar o exemplo para a comunidade profissional e geral. Para isso, estamos buscando o Prodesu, um programa do Confea, para angariar recursos que não temos para o que queremos e merecemos”, disse.

Sobre o trabalho remoto e as demandas que surgiram durante a pandemia, a presidente disse que a gestão já está mobilizada para organizar a volta das atividades presenciais, assim que possível, de forma gradativa, e pediu apoio aos colegas. “Vamos completar, em março, um ano de teletrabalho. A vacina está aí, mas não podemos ficar dependendo da vacinação completa. Vamos retornar de forma gradual e atentando aos protocolos de segurança”, defendeu.

A Eng. Nanci Walter falou sobre um possível redirecionamento dos atendimentos e sobre a possibilidade de organizar um concurso público para 2022. “Precisamos dar um atendimento mais próximo ao profissional”, concluiu. Aproveitando a fala da presidente, o Eng. Bernardo Palma relatou sobre a dificuldade que os profissionais têm de atendimento, devido ao trabalho remoto. “Uma das prioridades deve ser rever o atendimento. Precisamos encontrar uma maneira mais dinâmica”, acrescentou.

A presidente concordou com o colega e destacou que o apoio é muito importante. “Exatamente. É nesse sentido que eu peço apoio. Temos responsabilidade com a saúde do quadro funcional, então temos um desafio pela frente de voltar ao atendimento com segurança, visto que o CREA-RS é uma autarquia pública. O modo remoto veio para ficar, mas não estávamos preparados o suficiente para dar atendimento aos profissionais”, relatou.

Marcos acrescentou que a atual gestão vai fortalecer essa relação entre associações e inspetorias. “Vamos fortalecer mais ainda, associações junto com as Inspetorias quando precisarem e quando puderem. Precisamos fortalecê-las, porque as associações são base das Inspetorias e do nosso Conselho”, afirmou.

O coordenador Eng. Marcos lembrou que será agendado um treinamento, no máximo até março, para os inspetores e as comissões. “Esse ano, boa parte dos inspetores que assumiu nunca participou das Inspetorias. Estamos trabalhando para, no máximo em março, contemplar esse treinamento”, finalizou.