Reunião preparatória para instalação do Comitê Gestor do Programa Mulher do CREA-RS

A Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, promoveu, na manhã desta quinta (04), a primeira reunião preparatória para a instalação do Comitê Gestor do Programa Mulher no Conselho gaúcho (CGPM/RS).

Participaram a Eng. Eletr. Nilza Zampieri, coordenadora da Câmara de Engenharia Elétrica do CREA-RS; Eng. Seg. Trabalho Roselaine Mignoni, coordenadora da Câmara de Segurança do Trabalho; Eng. Agr. Elisabete Gabrielli, conselheira e 2ª diretora administrativa; Eng. Agr. Denize Frandoloso, coordenadora da Agronomia de coordenadora adjunta nacional; eng. Agr. Andréa Brondani da Rocha, conselheira federal pelo Rio Grande do Sul; Eng. Civil e Seg. do Trabalho May Cardoso, inspetora-chefe de Esteio; e o representante da Mútua-RS, Eng. Civil Gilmar Piovesan, diretor administrativo da Mútua.

A indicação do Comitê Gestor é uma das etapas da implantação do Programa Mulher no Rio Grande do Sul, aprovado na plenária de dezembro de 2020.

Na ocasião, a Eng. Nanci ressaltou o trabalho do Confea em trabalhar pelo fortalecimento de ações que viabilizem a participação em maior número de mulheres na Engenharia.  “Temos prazos exíguos para o cumprimento das etapas do programa, mas os nomes já estão definidos para a composição do Comitê Gestor”, apontou.

“Estamos vencendo estas etapas. O lançamento do Programa da Mulher do Rio Grande do Sul ocorreria na Sessão Plenária Ordinária híbrida, presencial e virtual, que ocorreria no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS. No entanto, com os protocolos da bandeira apontada pelo Distanciamento Controlado do Governo do Estado, as reuniões estão canceladas na Assembleia”, explicou, afirmando que a instalação será feita em plenária virtual no dia 12 de março.

Na reunião ainda, a Gerência de Comunicação apresentou a programação planejada para o mês da Mulher, com a realização de uma série de palestras denominada Mulheres que Fazem a Diferença, reunindo, virtualmente, das 10h30 ao meio-dia, profissionais de destaque em várias modalidades.

O evento inicia no dia 8 de março, com tema A Importância das Mulheres no Sistema Confea/Crea.

Sobre o Programa Mulher

Elaborado na gestão do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Eng. Civil Joel Krüger, está inserido em um contexto no qual o tema Equidade de Gênero tem sido uma das pautas prioritárias, que tem reafirmado constantemente a importância do protagonismo da mulher enquanto profissional, em seu mandato.

Iniciado em 2018 e tendo como diretrizes principais o Plano Nacional de Política para Mulheres do Governo Federal, e diversos acordos internacionais como a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 metas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Marco de Parceria para o Desenvolvimento Sustentável 2017-2021 e a própria Constituição Brasileira, este programa está fortemente comprometido com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 05 da Agenda 2030 da ONU, na medida em que busca estimular o protagonismo das mulheres na construção de uma sociedade e de um Sistema Confea/Crea cada vez mais justo, igualitário e democrático

De acordo com os dados disponibilizados pelo Confea, o percentual de mulheres registradas atualmente no Sistema Confea/Crea corresponde a aproximadamente 14,5% em relação ao total de profissionais. O desafio principal é encontrar formas de estimular a participação feminina de forma protagonista dentro do Sistema Confea/Crea através de políticas e programas que sejam atrativos para as mulheres, bem como incentivar o registro profissional das engenheiras, agrônomas e profissionais das geociências após a sua formação acadêmica.