Ação conciliatória do CREA-RS é reconhecida pela Asfepam

Créditos: Arquivo CREA-RS

Representantes do CREA-RS e da Associação dos Servidores da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – Fepam (Asfepam) reuniram-se, na manhã desta sexta (05), para promover a conciliação entre as entidades.

Os coordenadores da Câmara Especializada de Agronomia, Engenheiros Agrônomos Denize Frandoloso e seu adjunto, José Luiz Tragnago, apresentaram os termos da retratação da Ceagro, publicada na semana passada, tornando sem efeito o ato administrativo que encaminhou Parecer da Comissão de Agrotóxicos, sobre o Projeto de Lei n. 260/2020, que visa a alteração da Lei Estadual nº 7.747/1982 – Lei de Agrotóxicos.

Pela controvérsia gerada com o posicionamento da Ceagro, a coordenadora manifestou que a decisão, que culminou com o Ofício nº 72/2020 - NEXG/CEAGRO/GAB/PRES, estava fora dos parâmetros que norteiam o colegiado.

“A Ceagro tem sua composição plural, com representação de conselheiros indicados por Entidades de Classe e Instituições de Ensino de todo o estado e seus pareceres e decisões no âmbito deliberativo podem incorrer em interpretações equivocadas”, manifestou a Eng. Agr. Denize Frandoloso, coordenadora.

Ressaltou ainda que o CREA-RS e a Ceagro reafirmam a necessidade de que as relações entre instituições e profissionais, e suas contribuições para a sociedade, tenham como parâmetros segurança, ciência e respeito.

Entrega formal da Nota de Retratação

O presidente da Asfepam, Nilo Barbosa, em nome da entidade, aceitou a retratação da Ceagro e a suspensão do ato. “Agradecemos a possibilidade de chegarmos a um bom termo. Para os profissionais da Fepam, as ações do CREA-RS foram extremamente conciliatórias”, destacou.

A presidente do Conselho gaúcho, Eng. Ambiental Nanci Walter, discorreu sobre a importância desta retratação. "Esta gestão irá primar pelas boas relações com as instituições e os profissionais, ratificando que essa aproximação técnica reverte em segurança para a sociedade", afirmou

A reunião híbrida contou ainda com a participação do Eng. Agr. Paulo Rigatto (1º vice-presidente no exercício da Presidência – mandato 2020) e a diretora da Asfepam, Ana Maria Piltz.