Notícia

CREA-RS Entrevista: Cercas Elétricas, com o Eng. Elet. Alci Antonio Haas


Créditos: Arquivo CREA-RS

Em 2020, o Rio Grande do Sul foi o terceiro Estado com o maior número de mortes por choques elétricos no Brasil, com 50 casos. No Brasil, das 764 mortes em acidentes de origem elétrica, 691 foram por choques elétricos. Todos os acidentes residenciais que envolveram cercas energizadas resultaram em morte: 13. No início do ano, a cidade de Lajeado presenciou uma tragédia: pai e filho morreram após levarem choques enquanto mexiam na cerca elétrica de casa. Acidentes como este podem ser evitados se os devidos cuidados forem tomados e a Engenharia está aí para ajudar. 

O CREA-RS Entrevista de hoje conversou com o Eng. Elet. Alci Antonio Haas, formado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com ênfase em Eletrônica e mestre em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz (Unisc). O especialista falou sobre a importância de a instalação e manutenção só serem feitas por profissional com registro no CREA.

 

CREA-RS – QUAL É A IMPORTÂNCIA DE UM PROFISSIONAL HABILITADO PARA A PREVENÇÃO DE CHOQUES ELÉTRICOS?

Eng. Eletricista Ali Antonio Haas – Qualquer atividade que envolve riscos deve ser exercida por alguém responsável que tenha o conhecimento necessário para prever e identificar assituações que possam gerar algum risco. Com cercas elétricas não é diferente, pois o profissional precisa ter o conhecimento técnico e normativo para escolher o equipamento adequado para minimizar os riscos de choque elétrico.

CREA-RS - COMO GARANTIR QUE O PROFISSIONAL QUE VOU CONTRATAR TEM A HABILITAÇÃO E ATRIBUIÇÃO NECESSÁRIAS PARA REALIZAR O TRABALHO?

Eng. Ali Antonio Haas – Instalações de cercas elétricas residenciais necessitam de um responsável técnico que faça o projeto e assine uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).  Então,  antes de contratar um serviço de instalação de uma cerca elétrica, é preciso verificar se a equipe de instalação estará sob supervisão de um responsável técnico, que vai fazer o projeto e escolher o equipamento que atenda às normas técnicas.

CREA-RS - DEPOIS DE INSTALADA UMA CERCA ELÉTRICA, POR EXEMPLO, É NECESSÁRIA A MANUTENÇÃO?

Eng. Alci Antonio Haas – Quando um equipamento certificado for instalado de acordo com as recomendações do fabricante e atendendo às especificações do projeto da instalação por um profissional habilitado, o instalador deve ensinar ao usuário o mínimo para saber se o equipamento funciona. Quando o usuário detectar alguma anomalia, deve chamar uma equipe de manutenção adequada. No teste funcional, não há risco de choque.  Quando o equipamento está funcionando, existe alguma sinalização no eletrificador que vai indicar isto. Quando não funciona corretamente, terá disparo falso ou falta de indicação de funcionamento. Quando for detectado algum problema, o usuário deve chamar um profissional. Além disso, é possível contratar revisões periódicas.

CREA - RS - QUAIS SÃO OS PERIGOS DAS CERCAS ELÉTRICAS?

Eng. Alci Antonio Haas – Eletrificadores de cerca são projetados para atender às normas de segurança internacionais,  por isso  somente devem ser instalados equipamentos certificados pelo Inmetro. As normas de certificação estabelecem limites seguros,  ou seja,  o choque elétrico em condições normais não é capaz de matar, apenas causa um desconforto e um limiar de dor seguramente suportável,  pois é apenas um impulso elétrico de curtíssima duração,  e o intervalo entre pulsos,  pela norma, não pode ser inferior que um segundo. Diante desses aspectos, os perigos das cercas elétricas limitam-se em possíveis danos para pessoas portadoras de marca-passo, pois o impulso elétrico pode desregular o equipamento, e casos pouco prováveis de uma pessoa ficar enroscada nos fios por um tempo prolongado.

CREA-RS - EM JANEIRO, DUAS PESSOAS MORRERAM EM LAJEADO QUANDO SOFRERAM CHOQUE ELÉTRICO. QUAIS SÃO OS CUIDADOS E OS REQUISITOS NECESSÁRIOS NA INSTALAÇÃO DE CERCA ELÉTRICA?

Eng. Alci Antonio Haas – Quando um fio da rede elétrica entra em contato direto com um fio da cerca elétrica, ela torna-se uma cerca mortal. Pois a tensão alternada da rede, diferentemente da pulsada, não permite que a pessoa consiga se livrar dos fios e ela morre eletrocutada em pouco tempo. Existem, basicamente, duas possibilidades de a rede elétrica entrar em contato direto com a cerca: a primeira  seria via aparelho eletrificador. Essa situação é praticamente nula quando utilizamos um equipamento certificado pelo Inmetro. Todas as possibilidades de falhas no equipamento são ensaiadas e o equipamento só consegue a certificação quando não oferecer risco de ocorrer esse contato entre rede e cerca. A outra situação é o contato direto de um fio da rede elétrica com a cerca. Acontece em instalações  malfeitas, quando não são levados em consideração os riscos de algum fio da rede romper-se e cair sobre a cerca e quando os limites de separação entre fios da cerca e da rede não são respeitados. Por isso a necessidade do projeto ser feito por um profissional capacitado que saiba interpretar as normas previstas para uma instalação segura.

 

Fonte: https://abracopel.org/wp-content/uploads/2021/04/Anuario-Abracopel-2021_vs.-final.pdf 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: