Eng. Agr. Denize Frandoloso, coordenadora da Ceagro, palestra para estudantes da UPF

Voltando, de forma virtual, à universidade onde se formou Engenheira Agrônoma, Denize Frandoloso participou da aula de Ética e Exercício Profissional do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF) como palestrante.

Coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-RS (Ceagro) e coordenadora-adjunta nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (Cceagro), a Eng. Denize foi convidada pela professora Jaqueline Huzar Novakowiski para falar sobre sua trajetória na universidade até a vida profissional.

“É uma felicidade muito grande estar aqui, mesmo que por uma tela de computador, mas quem me dera estar lá na UPF em sala de aula. Também estou feliz por tanta gente estar cursando Agronomia, porque, para mim, não existe profissão melhor. Sou apaixonada pelo que faço e, se vocês persistiram até agora, com certeza também gostam da profissão que escolheram.”

Ela destacou, logo no início da apresentação, que a Agronomia está presente em todos os momentos das nossas vidas, desde alimentação, passando pelas nossas roupas até os pneus dos carros, por exemplo.

A conselheira ressaltou a importância do CREA-RS para os Engenheiros e para a sua própria trajetória profissional. Para isso, apresentou o Conselho para os estudantes, explicando seus objetivos.

Em resumo, a Eng. Denize destacou que o objetivo do Conselho é proteger a sociedade. “Por que existe o CREA-RS? Porque há leis que precisam ser fiscalizadas, para garantir que as atividades técnicas sejam feitas por profissionais tecnicamente habilitados. Essa responsabilidade técnica é assinada pela ART, que delimita a participação do profissional, que fica responsável pelas atividades anotadas”, explicou.

Ela lembrou, ainda, que o CREA-RS fiscaliza se as empresas que realizam atividades da área estão vinculadas ao Conselho e discute a extensão de atribuições, por exemplo, nas atividades de georreferenciamento, e afirmou: “Eu sou uma ferrenha defensora das nossas atribuições”.

Denize é natural de Soledade e, em 1979, aos 17 anos, decidiu cursar Agronomia. “Fui fazer um curso dito ‘de homens’ e enfrentei uma reação muito grande. Se ainda é uma área machista, imagina naquela época”, contou. Este, porém, não foi um empecilho.

Para ela, a Agronomia tem um papel fundamental na sociedade. “Ela está na produção de alimentos, de matéria-prima para a indústria, de fontes de energia renovável, etc.”. Além disso, a conselheira ressaltou que não é possível separar Agronomia da preservação dos recursos naturais. “Temos que sempre pensar na otimização dos recursos e na sustentabilidade, para gerar renda para o agricultor, divisas para o país e preservar o meio ambiente.”

Depois de anos no mercado, a Eng. Denize Frandoloso fez mestrado UFpel, entre 2014 e 2016. “Esta foi outra barreira que quebrei, resolvi voltar a estudar depois dos 50 anos”, contou. A conselheira ainda contou sobre as áreas profissionais nas quais já atuou e apresentou outras atribuições dos Engenheiros Agrícolas, como a produção vegetal, animal e a Engenharia Rural.

Por fim, destacou sua atuação no CREA-RS como coordenadora de Câmara e participante do Comitê Gestor do Programa CREA Mulher, que busca ampliar a presença de mulheres em posições de destaque do Conselho. “Somos pouquíssimas mulheres ainda. Na Agronomia, somos quatro conselheiras. Eu fui reeleita coordenadora na Agronomia do CREA-RS e coordenadora-adjunta nacional das coordenadorias de Agronomia, o que é uma vitória”, disse.

A Engenheira agradeceu o convite feito pela professora e a oportunidade de retornar à UPF, e deixou um recado final aos alunos: “A gente não pode se acovardar, não podemos desistir nas primeiras dificuldades, porque é uma profissão muito linda, vale a pena.”