Diversos temas pautam reunião do CDER-RS

Créditos: Arquivo CREA-RS

Sob a coordenação do Eng. Civil Jorge Köche, coordenadores regionais das entidades de classe realizaram a segunda reunião de 2021 na tarde do dia 21 de abril. O encontro, que ocorreu virtualmente, contou com a presença da Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS.

Um dos primeiros itens da pauta extensa, o Portal de Entidades Profissionais foi apresentado para os representantes das entidades. Pensado para ser um canal de comunicação oficial entre o CREA-RS e as entidades registradas, o Portal está sendo desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação do Conselho.

Além de possibilitar uma maior aproximação, permite que as entidades façam o acompanhamento administrativo de suas demandas e documentações junto ao Conselho.  A plataforma, que está em desenvolvimento, com previsão de implantação ainda neste semestre, permitirá a autogestão pela própria entidade de classe, com total apoio e orientação, mantendo sua regularização perante o Conselho.

Na ocasião, a funcionária Juliana Camerini Corrêa Perez abriu um projeto piloto e apresentou o funcionamento do Portal, que ainda está na construção da segunda fase, que é a anexação dos documentos das entidades de classe.

Após as manifestações dos representantes das entidades, o coordenador ressaltou que o Portal está em construção até atender da melhor forma possível às demandas das entidades.

Em sua manifestação, a Eng. Nanci também falou sobre o andamento e construção do portal, no qual fez várias sugestões. "Estou acompanhando de perto essas modificações desde o momento em que sugeri a criação deste Portal com a área de TI nesta gestão. O objetivo é que as entidades façam a sua autogestão", enfatizou.

Também informou que a assessora da Presidência, Eng. Florestal Miriam Santos, está envolvida com a construção do Portal, entre outros assuntos. "Vou estar por perto de tudo, mas agora terei uma pessoa com os olhos voltados para as entidades de classe", explicou, lembrando que todas as melhorias passarão pelo CDER-RS.

Também falou do chamamento público, que está sendo estruturado e deve ser publicado ainda neste semestre.

Na reunião foi aprovado o apoio do CDER-RS em relação à minuta de um projeto de lei que pretende alterar o art. 36 da Lei 5.194/66, introduzindo o repasse de valores das ARTs diretamente para as entidades. Segundo o coordenador do CDER-RS, o projeto se bem trabalhado na CCJ pode ir direto ao Senado o que agilizaria muito a tempo de aprovação. "Considerando que as entidades de classe fazem parte do Sistema Crea/Confea, sendo, portanto, apenas uma distribuição dos valores assim como Mútua e Confea já recebem, não envolvendo aspectos legais divergentes e tendo como o maior interessado o próprio Confea, não vejo como termos ações contrárias. Esperamos o apoio do Colégio dos Presidentes nesta demanda”, ressaltou.

Salientou que a entidade se tornará forte não pelo recurso do CREA, que inclusive continuará sob controle de gastos e com limitações no uso. "O crescimento se dará pelo resultado do uso dos recursos potencializados em retorno à entidade”, complementou.