Carta de Florianópolis defende conservação do solo e erradicação da fome

Com encaminhamentos visando à erradicação da fome e à segurança alimentar inclusiva, entre outros, o XXXII Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) aprovou a Carta de Florianópolis, cidade onde o evento foi realizado de 19 a 22 de outubro com apoio do Confea. O documento liderado pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) registra também 27 desafios da Agronomia brasileira.

O texto fala em valorização profissional e engajamento político; defesa da inclusão social e combate à fome;  participação no aperfeiçoamento de políticas públicas; valorização da equidade de gênero; fortalecimento da extensão rural, crédito rural, cooperativismo; assistência técnica, pesquisa e defesa agropecuária; e ainda defesa do Salário Mínimo Profissional e do ensino presencial, entre outros.

A Carta assinada pelo presidente da Confaeab, eng. agr. Kleber Santos, e pelo diretor-presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Santa Catarina – Feagro (SC), eng. agr. Athos de Almeida Lopes Filho, define ainda como alguns de seus encaminhamentos: desenvolver e disseminar tecnologias para a humanidade, que cada vez valoriza e demanda ainda mais dos processos biológicos; participar ativamente, via Confaeab, dos processos das entidades internacionais e apoiar a proposta da Confaeab para uma Política Nacional de Conservação do Solo e Água para uso agrícola, visando apresentação de um projeto de lei.

Confira a carta.

Equipe de Comunicação do Confea