Construção civil, inspeção predial e silos de armazenagem são alvos de ações especiais de fiscalização

Silos de armazenagem de Bagé e Dom Pedrito, inspeção predial em Lajeado e construção civil em Capão da Canoa são alvos de ações especiais de fiscalização na próxima semana. O objetivo principal é garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geologia, buscando a defesa da segurança da sociedade, fundamentado na ética, proteção ao meio ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos.

Lajeado

Muitas obras são realizadas sem um profissional habilitado, alguém que seja o responsável técnico pela construção ou reforma, por exemplo, e a falta deste profissional pode ocasionar futuros problemas na edificação, o que resulta em riscos para quem frequenta o local e para quem se encontra no entorno.

Entre os principais serviços encontrados nos condomínios que demandam atividade técnica estão: manutenções, inspeções, reparos, reformas, extintores, para-raios, ar condicionado, alarmes, sistema de televisão interna, impermeabilizações, elevadores, aquecedores de água, central de gás, desinsetização, centrais telefonias, instalações elétricas, subestações, reforma e ou ampliação na construção civil, entre outros.

Sob a supervisão de Pedro Ost, da Regional II, os agentes fiscais Raquel Fortes Rodrigues e Ilsom Garim vão visitar os empreendimentos para verificar os documentos nos condomínios referentes a serviços prestados por empresas terceirizadas que estejam executando obras ou serviços ligados às áreas. Em várias destas atividades técnicas em andamentos nos condomínios são exclusivas de profissionais de áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. Também será verificada a responsabilidade técnica na inspeção de marquises, em conformidade com a Lei Municipal nº4444/1990.

Bagé e Dom Pedrito

Dando sequência a uma ação estadual de fiscalização em silos de armazenagem de grãos, nesta semana, entre os dias 08 a 12 de novembro, as áreas rurais dos municípios de Bagé e Dom Pedrito recebem uma equipe de fiscalização do CREA-RS.

Participam da ação, com supervisão de Gustavo Marure Vaz, os agentes fiscais Albino Herter Neto (inspetoria de Ijuí), Amâncio Renato S. Nascimento (inspetoria de Santo Ângelo), Edson Luis de Souza Rodrigues (inspetoria de Alegrete) e João Alberto Chaves de Castro (inspetoria de Santana do Livramento).

Capão da Canoa

De 9 a 12 de novembro, a fiscalização do CREA-RS intensifica a fiscalização na região de Capão da Canoa, com foco na construção civil e segurança do trabalho. Sob a supervisão de Jaime Leandro Mello Filho, Supervisor da Regional, os agentes fiscais Alceu Dariva Maggi, Antonio Fernando Rossi Amarante, João Cláudio Dalpiaz e Jucimar Carvalho Godinho visitarão empreendimento para verificar as atividades técnicas que estão sendo executadas ou que serão executadas.

Os fiscais também verificam se há registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e placa de identificação dos profissionais nas obras de edificações novas, reformas, demolições e infraestrutura urbana.