Notícia

Parceria com o MPT e Plano de Fiscalização: propostas da CCEEQ para 2022


Créditos: Arquivo CREA-RS

 

Tendo como foco somar esforços na área da saúde e de segurança do trabalho, a sugestão de uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), é o teor de uma das propostas geradas durante a quarta e última reunião nacional do ano das câmaras regionais especializadas em Engenharia Química, realizada em Vitória (ES), de 29 de novembro a 1º de dezembro.

Na minuta da proposta a ser encaminhada à Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), do Confea, os coordenadores destacam que por parte dos Creas, caberá fiscalizar a atuação do profissional registrado no Sistema, enquanto o MPT verifica as condições de saúde e de segurança dos funcionários e colaboradores de empresas. 

Ao defender a iniciativa, o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ), o eng. químico Marino Greco afirmou que “a proposta beneficiará todas as engenharias, ampliando o espectro de ações de fiscalização dos Creas”.

Marino Greco

Plano de Trabalho

Outra proposta elaborada durante a última reunião do ano foi o Plano de Trabalho a ser desenvolvido em 2022. Direcionado para áreas específicas relacionadas aos acórdãos dos órgãos de controle e com base no Panorama das Indústrias de transformação oriundas das Federações das Indústrias dos Estados, o plano visa empresas que desenvolvem atividades relacionadas à Engenharia da Modalidade Química, que devem apresentar em seu quadro de funcionários um profissional, devidamente registrado no Crea, atuando como Responsável Técnico por tais atividades.

Como a Engenharia da Modalidade Química engloba diversos profissionais, tais como Engenheiro Químico, Engenheiro de Alimentos, Engenheiro de Materiais, Engenheiros de Petróleo e Engenheiros Têxteis entre outros, a CCEEQ elegeu áreas preferenciais para intensificação da fiscalização, respeitando o perfil industrial e empresarial de cada Estado. Entre elas, Mineração e Beneficiamento de Minérios; Frigoríficos e Indústrias de Laticínios; Sistema de refrigeração; Operações unitárias – sistemas de tratamento de água potável e de uso industrial; Equipamentos envolvidos no processo industrial, e Hospitais. 

Para Marino, a última reunião “rendeu muito”. Ele destacou que das propostas elaboradas pela Câmara durante o ano, “nenhuma foi rejeitada”.  

O coordenador afirmou que “durante todos os momentos, em todas as reuniões, a câmara recebeu o apoio de diversos setores do Confea, como da Gerência de Relacionamentos Institucionais (GRI) e da Assessoria Parlamentar (APAR), assim como da própria CEEP que é o destino das propostas a serem avaliadas. Estamos satisfeitos com o trabalho realizado durante o ano”, disse Marino que destacou a participação de representantes da câmara em reuniões como a do Colégio de Presidentes (CP) e Congresso Técnico e Científico (Contecc).  

“Todas as pautas foram cumpridas. Nosso trabalho é contínuo”, disse o coordenador.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Norberto Santos/Crea-ES/Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: