Comitê Gestor Mulher avalia ações realizadas em 2021

Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta terça ocorreu a 10ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor do Programa Mulher CREA-RS - CGPM/RS, por meio de videoconferência. Nesta reunião as integrantes do grupo fizeram uma avaliação das atividades realizadas em 2021.

A gerente de convênios e relações institucionais Eng. Ftal. Miriam dos Santos, foi quem conduziu a reunião e apresentou os resultados das atividades realizadas, tais como a instalação do Comitê Gestor do Programa Mulher - CGPM/RS, em março de 2021, e em seguida deixou em aberto o espaço para que as integrantes do Comitê pudessem compartilhar as suas avaliações e depoimentos. A Eng. Agr. Elisabete Gabrielli, 2ª diretora administrativa do Conselho, emocionou as participantes ao compartilhar a sua visão sobre a importância do programa na vida dela e os aprendizados e conhecimentos que adquiriu.

Comitê Gestor Mulher faz avalaição das ações 2021

A Eng. Ftal Miriam dos Santos retomou a pauta da reunião e fez uma retrospectiva das principais ações do GT ao longo do ano, relacionados ao poder feminino realizados pelo Programa Mulher.

O grupo foi unânime em afirmar que ainda faltaram ações voltadas às estudantes de nível médio e superior, como forma de incentivas suas carreiras nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências, traçando esta meta de ações para serem iniciadas em 2022. A conselheira e coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Eng. Eletric. Nilza Zampieri, seguindo nessa linha, deu a sugestão de focar no programa CREA Jovem/Júnior implementado nas universidades e que tem o intuito de fortalecer o estudante para o meio profissional. A Eng. Agr. Elisabete Gabrielli complementou a fala da conselheira, sugerindo que a mulher tenha um espaço pré-definido dentro do programa, no qual exija a existência de pelo menos uma mulher na execução.

Na retrospectiva ainda das reuniões do ano, destacaram que foram trazidos temas de grande importância para a luta feminina, tais como a importância do lugar de fala das mulheres dentro das universidades e na Engenharia, a luta pelos direitos das mulheres, a discriminação do gênero dentro das empresas, principalmente quando se trata de gravidez, e a violência contra a mulher.

A presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter, presente à reunião, deixou seu depoimento sobre o Programa Mulher CREA-RS - CGPM/RS, parabenizando as participantes pela adesão e participação ativa durante o ano, também comentou sobre a importância da sororidade entre as mulheres.

Por fim, a Eng. Nanci destacou a importância da atuação deste grupo, informando que, em 2022, serão incrementadas ações voltadas para mulheres jovens, estudantes de ensino médio e universitárias, a exemplo do que tinha sido sugerido pelo grupo. Também enfatizou que já estão sendo pensadas e organizadas ações que possam ser implementadas no programa CREA Jovem/Júnior, exclusivamente para as mulheres, sendo uma vertente do Programa Mulher CREA-RS.