Conselheira Federal apresenta painel sobre integração do Sistema Confea/Crea

Eng. Agr. Andréa Brondani da Rocha, conselheira federal pelo RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre os dias 30 de novembro e 1 de dezembro, aconteceu o Encontro de Líderes da Base do Sistema em Bento Gonçalves. Durante o 36º Seminário das Inspetorias, a Eng. Agr. Andréa Brondani da Rocha, Conselheira Federal, apresentou o painel “Ações Integradas do Sistema Confea/Crea”.

Para iniciar sua fala, a conselheira destacou o sistema como uma engrenagem, composta pelas inspetorias, pelo Crea e pelo Confea. É a partir da união destes três elementos que o sistema funciona de maneira integrada, afirmou a engenheira.

A conselheira federal explicou qual é o papel do Confea. “Trata-se de uma autarquia criada para legislar o que os Creas vão executar. Na prática, o Confea integra quatro sistemas vitais: as Coordenadorias, o Colégio de Presidentes, o Colégio de Entidades Nacionais (CDEN) e a Plenária”, detalhou.

“Entre esses sistemas, há conflitos de interesse em determinados assuntos. Cabe ao Confea alinhar os objetivos destes sistemas, mantendo um diálogo flexível entre todas as partes”, esclareceu.

Segundo a eng. Andréa, a principal ação de integração do sistema é o Programa de Desenvolvimento Sustentável (Prodesu). A iniciativa tem como objetivo angariar e gerenciar recursos orçamentários e financeiros para custear os programas voltados à promoção de sustentabilidade econômica, financeira e social dos Creas e às ações para uniformização de procedimentos no cumprimento da sua ação.

“Outro ponto que visa aumentar a integração dos sistemas são os encontros nacionais. Encontro Nacional de Atendimento (Enat), Encontro Nacional de Fiscalização (Enafisc), Encontro Nacional das Procuradorias (Enap) e o Encontro Nacional das Ouvidorias (Enouv) são alguns destes encontros que acontecem ao menos uma vez por ano.

“No nosso sistema circula muita gente e há muita correria no dia a dia. Isso dificulta muito nossa comunicação e deve mudar”, destacou a conselheira, se colocando à disposição dos representantes das Inspetorias.