Geólogo gaúcho é indicado à Honraria do Mérito do Confea

Créditos: Arquivo CREA-RS

Graduado pela Unisinos em 1985, quando iniciou sua trajetória como consultor de Geologia e Meio Ambiente, o Geólogo Ivam Luís Zanette será um dos homenageados com a Honraria do Mérito do Confea. Indicado pela Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do CREA-RS (CEGM), seu nome foi aprovado pela Comissão do Mérito (CME) e sancionado pelo Plenário do Confea em maio.

Zanette tem uma longa atuação no Sistema Confea/Crea, onde foi conselheiro do CREA-RS indicado pela Associação Profissional Sul-brasileira de Geólogos (APSG) por nove anos entre 2000 e 2014, além de coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas do Confea 2005/2006.

De acordo com os conselheiros da CEGM, também pontuaram a “sua dedicação em suas funções públicas e privadas como exímio profissional de reconhecida competência entre seus pares e afins”, onde já foi presidente da APSG por três mandatos e membro de quase todas as suas diretorias desde 1993. Teve atuação, ainda, como coordenador de Meio Ambiente do Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro de Estado do RS (Sindibritas), e coordenador Regional da Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas).

Sobre a premiação
Criadas em 1958, as Honrarias do Sistema se dividem em Medalha do Mérito, para a congratulação dos profissionais vivos, Conselhos de fiscalização profissional, entidades de classe e instituições de ensino; e Livro do Mérito, onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade, constituindo-se na manifestação de reconhecimento do Sistema ao profissional e aos familiares. E a Menção Honrosa, que é destinada às instituições como reconhecimento das contribuições relevantes ao progresso da ciência, da tecnologia, das artes e ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil.