Notícia

Profissionais residentes no país e no exterior recebem Mérito Acadêmico em cerimônia híbrida


Onze egressos de universidades gaúchas foram homenageados . Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta quarta-feira, Brasil, Londres, Espanha e Panamá estiveram em conexão no CREA-RS, com muito orgulho de trajetórias que só estão começando a construir um futuro brilhante. O motivo foi a entrega dos Certificados de Mérito Acadêmico aos alunos-egressos com melhor desempenho em seus cursos. A honraria, concedida desde 2020, agracia formandos dos cursos das Engenharias, Agronomia e Geociências das universidades e escolas gaúchas que obtiverem a melhor média da turma de nas disciplinas do ciclo profissionalizante.

Conduzida pela 2º diretora administrativa, Eng. Agrônoma Elisabete Gabrielli, o evento foi realizado de forma híbrida, com profissionais presenciais e on-line. Estiveram na sede do CREA-RS o Tecnólogo em Redes de Computadores Fábio Silveira Fraga (Senai), a Eng. Mec. Caroline da Silva Altnetter (Furg) e a Eng. de Computação Prícilla Karen Suzano do Nascimento Silva Longo (Furg). Na sala zoom, tecnologia que aproxima, os profissionais que moram no exterior, a Tecnóloga em Saneamento Ambiental Sandra Zimermann (Unisinos), direto da Espanha; Eng. de Computação Márcia Cunha dos Santos, Unisinos, falando de Londres; e o Eng. Eletricista Dorian Schramm (PUC), conectado no Panamá.

No Brasil, residente de São Paulo, o Eng. de Energia Lucas Losinkas (Unipampa/Bagé); o Eng. Agrimensor e Cartográfico Christopher Ferrari Thums (Unipampa/Itaqui), falando do oeste de Santa Catarina; do Rio de Janeiro participou a Eng. Bioquímica Amanda Wermelinger Borges (Furg); Eng. Agrônomo Gabriel Alencar Pasinatto (UFFSM/Frederico W), falou direto de Crissiumal, no RS; e o Eng. Agrícola João Ruppenthal (Ufpel), residente atualmente no Paraná.

Todos tiveram a oportunidade de contar um pouco de sua trajetória acadêmica e de início profissional, destacando o orgulho a e importância do Certificado recebido, sendo unânime a opinião de que a distinção do CREA-RS coroa o esforço acadêmico de cada um. Além disso, o amor pela profissão que escolheram estava vísivel no olhar de cada um ao contar suas histórias.

Foi o que chamou a atenção da Eng. Agrônoma Elisabete Gabrielli, acostumada a esta energia de esperança dos alunos, com a sua experiência como coordenadora do Curso de Agronomia da ULBRA Canoas e representante das Coordenações de Cursos de Graduação junto ao Conselho Universitário, na Área de Conhecimento Agricultura e Veterinária.

“Agora, somos colegas e desejamos a cada um uma brilhante trajetória profissional. Contem com o Conselho de vocês, participem do Sistema Confea/Crea com sugestões para melhorias, tanto no aspecto legal como técnico. É assim que construiremos um Conselho que nos atenda profissionalmente cada vez mais”, finalizou Engenheira Elisabete Gabrielli, destacando que o Mérito, além de valorizar o esforço do aluno, busca aproximar os recém-formados do CREA-RS.

Homenageados


Eng. Mec. Caroline da Silva Altnetter (Furg)
 
“Fui sozinha daqui para Rio Grande cursa a faculdade, hoje me dia trabalho na GM aqui em Gravataí. Acredito que o Mérito Acadêmico vai fazer toda a diferença para a realização do meu sonho, que é ter uma experiência no exterior, conseguri alguma bolsa fora, e vai fazer toda a diferença.”


Eng. de Computação Pricilla Karen Suzano do Nascimento Silva Longo
 
“Já no ensino médio eu tinha certeza que queria ser engenheira. Estar aqui hoje no CREA-RS é incrível porque nos representa e certifica que nós, engenheiros, para sair mundo afora resolvendo problemas que é para isso que estamos aqui. E esse Mérito fará muita diferença na minha carreira e já estou pensando em como utilizar ele para focar na minha profissão como Engenheira da Computação e, também, trazer benefícios para a sociedade com meu trabalho.”      

 
Tecnólogo em Redes de Computadores Fábio Silveira Fraga (SENAI)


“Trabalho como eletrotécnico do Grupo Hospitalar Conceição e considero o CREA-RS, como conselho regulador, um auxílio em situações legais, nos protegendo e nos conferindo até onde podemos ir em nossos trabalhos e o que podemos gerar para melhorar o futuro e conseguir progredir em nossas profissões.”

Tecnóloga em Saneamento Ambiental Sandra Zimermann (Unisinos)


“Bom, demorei uma pouco mais para concluir meu curso, porque além de estudar eu trabalhava na área desde o primeiro semestre. Levei o dobro do tempo, mas o Mérito vem para demonstrar o esforço que eu tive pela Graduação. A área de gestão ambiental é multidisciplinar e um não se trabalha sozinho, então minhas notas são também reflexo das notas dos meus colegas. Este Certificado não é só meu. Atualmente estou na Espanha, atuando em uma área em que me identifico e onde vejo propósito no meu trabalho.”


Eng. Bioquímica Amanda Wermelinger Borges (Furg)


“Sou do Rio, meu sonho era trabalhar com cosméticos e escolhi um curso para que me levasse para esse caminho, descobri a Engenharia Bioquímica, no RS, a quase mil quilômetros da minha casa e resolvi ir, com 18 anos, para esta nova aventura. Foi um crescimento exorbitante: a Amanda de antes e depois. A Furg é maravilhosa, e eu sempre me dediquei muito, desde a escola, então o Mérito foi só uma reafirmação do meu esforço. Além de ser a a cereja do bolo, pois eu já estava com tudo certo para ir para França, e lá fora tem muito esse tipo de ranking. Então foi sensacional receber essa distinção, que me ajudou a realizar meu sonho desde de criança, e mês que vem estou indo.”     

Eng. de Computação Márcia Cunha dos Santos, Unisinos


“Escolhi Engenharia da Computação por ser multidisciplinar, um curso que proporciona a possibilidade de se desenvolver em diferentes áreas. Atualmente em Cambridge e sou assistente de pesquisa de laboratório de neurociência, mas uso muito a Engenharia da Computação para aplicar no trabalho que desenvolvo hoje. Fico muito feliz em receber esse Certificado de Mérito do CREA-RS.”

Eng. Agrícola João Ruppenthal (Ufpel)


“Sou de Blumenau e fui para Pelotas para Engenharia Agrícola. Não sabia muito do curso e pesquisando no ensino médio, encontrei o curso e me identifiquei e também considerei que era uma formação que tem bastante mercado de trabalho, principalmente na área do agronegócio e acredito que estava certo. Fiz estágio aqui em Cascavel e esse ano vim para cá, e estou fazendo mestrado, na Unoeste, e acho que esse Mérito é muito reflexo dos cinco anos que estive estudo fora do meu estado, reflexo do meu esforço.”    

Eng. Agrônomo Gabriel Alencar Pasinatto (UFFSM/Frederico W)


“Trabalho na parte de sementes para uma cooperativa no centro do aqui do estado e é uma alegria receber essa distinção que vem para fechar uma trajetória que foi de esforço, mas que também teve o apoio dos colegas e professores.”


Eng. Eletricista Dorian Schramm (PUC)


“Esse mérito foi uma grande surpresa, pois estava estudando para aprender em não para me destacar. Iniciei com Controle e, percebendo que tinha muito de Mecânica, troquei para Engenharia Elétrica. Estive no Panamá pouco antes de acabar o curso, depois voltei para terminar a graduação, e retornei ao Panamá onde trabalho na minha área.”


Eng. Agrimensor e Cartográfico Christopher Ferrari Thums (Unipampa/Itaqui)


“Eu já tinha formação em Técnico, passei bna Unipampa, em Itaqui, fiquei sabendo em uma sexta à tarde, e na segunda, uma e meia já estava fazendo matrícula a 550 Km de onde meus pais residem, começando uma vida nova. Assim que comecei o curso fui me destacando, e ainda, enquanto cursava o curso de Agrimensura, por serem muito similares, o MEC fez a fusão dos dois, então me formei Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo. Sempre participei de grupos de pesquisa, ajudando professores, presentes nas semanas acadêmicas, então já me destacando, com muita humildade, sabendo que a melhor forma de aprender é ajudando a ensinar. E esta surpresa do Certificado de Mérito me deixou muito feliz, só tenho a gradecer.”


Eng. de Energia Lucas Losinkas (Unipampa/Bagé)


“Sou de São Paulo, então me mudei para Bagé, mais de 1.500 Km de distância, para estudar Engenharia de Energia, fiz projetos de pesquisa, criei um aplicativo, e digo que vivia em função da faculdade nos últimos anos. Conquistei a láurea acadêmica e fico muito feliz também com o Certificado do Conselho. Atualmente estou atuando em uma usina de Biogás no interior de São Paulo, viajando bastante, sem parar. Agora pretendo seguir estudando fazendo especialização e mestrado e colaborando com o desenvolvimento da indústria brasileira.”

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: