Confea ouve tecnólogos sobre regulamentação da categoria

Créditos: Marck Castro/Confea

“É um tema complexo e, se eventualmente, chegarmos a uma nova resolução, teremos de nela harmonizar as diferentes visões e percepções para propormos uma resolução concisa e de aplicabilidade sustentável”, comentou o coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), eng. agr. Luiz Antonio Lucchesi, que recepcionou os profissionais.

“Tivemos uma longa conversa conceitual sobre a educação no Brasil - superior, profissional e tecnológica e ensino médio. Abordamos a necessidade de uma maior e mais efetiva aproximação entre o sistema profissional (representado pelo Confea, cuja Ceap tem missão regimental) e o sistema educacional".

Dois grupos de trabalho do Confea estudaram o tema nos últimos anos: em 2018, o GT Resolução nº 313/1986 propôs alterações na norma, atualmente sob análise da Ceap; em 2020, o GT Regulamentação dos Tecnólogos, propôs alteração no texto do Projeto de Lei 2245/2007, já objeto de decisão plenária.

Além de Lucchesi, participaram da reunião o conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt, também integrante da Ceap, os representantes da FNT, Dario Antonio de Almeida (presidente em exercício), Edson Pereira Silva, Francisco Rodrigues Júnior, Ieure Amaral Rolim e Efraim Rodrigues, e os dos Sindicatos dos Tecnólogos do Espírito Santo, Cássio Santos de Carvalho, e de São Paulo, Pedro Alves de Souza Júnior. Também estavam presentes os tecnólogos Ronaldo Neves Cruz e José Paulo Garcia.

Beatriz Craveiro / Equipe de Comunicação do Confea