Notícia

Minas de garimpo de Ametista do Sul recebe visita técnica do CREA-RS


Conselheiros, inspetores e fiscalização dentro da Minas de Garimpo Modelo, em Ametista do Sul. Créditos: Arquivo CREA-RS

A extração das pedras preciosas nos municípios de Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Planalto, Trindade do Sul, Cristal do Sul, Rodeio Bonito e Gramado dos Loureiros é feita em galerias subterrâneas horizontais e muitas ultrapassam 200 metros de extensão.

Instalações são apresentadas

O Distrito Mineiro de Ametista do Sul contém os principais depósitos de a aproximadamente 500 garimpos ativos e inativos distribuídos ao longo de 8 municípios, porém, a maior produção situa-se nos municípios de Ametista do Sul, Iraí, Planalto e Frederico Westphalen. O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor e exportador brasileiro de gemas, ficando somente atrás de Minas Gerais.

Profissionais técnicos dialogam com representantes das minas

No mercado internacional de gemas, este estado é conhecido como um importante produtor e exportador de ágata e ametista.

Conselheiros atentos à explicação sobre as características dos garimpos

É importante observar que a atividade de mineração gera impactos e é uma atividade com prazo predeterminado, uma vez que esses recursos são finitos, ou seja, são esgotáveis. Além disso, as questões que envolvem os passivos ambientais devem pautar nas políticas públicas e nas ações da comunidade nas diferentes esferas, orientadas na legislação e nos preceitos da sustentabilidade.

 

É em um destes cenários que, no dia 8 de julho, conselheiros da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas, inspetores de Frederico Westphalen, representante de Zonal e fiscalização do CREA-RS realizaram uma visita técnica nos garimpos de Ametista do Sul, administrados pela Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai, que conta com mais de 200 garimpos ativos em mais de 8 municípios e 1.400 associados.

Geólogo Adelir (1º à esq.) idealizador do projeto

São feitas extração de ametista, calcita, gipsita, zeolita, ágata e quartzo, extraindo mais de 400 toneladas de pedras por mês. A região da cooperativa conta com 27 permissões de lavras garimpeiras em uma área de 15 mil hectares.

galeria

Garimpos, estrutura, tipo de rochas, resíduos foram temas tratados nos garimpos visitados pela equipe, que foi acompanhada pelo Engenheiro de Minas Anderson Oliveira da Silva, consultor da cooperativa.

Fiscalização também presente

Demanda que surgiu em uma da s reuniões das Comissões da Zonal Alto Uruguai, a visita tem o objetivo de abrir um diálogo, definir responsabilidades técnicas e contribuir com as boas práticas técnicas em benefício do geoturismo da região e das atividades. Foram muitas horas dos geólogos e engenheiros de Minas avaliando as condições e dialogando com os profissionais que exercem as atividades no dia a dia.

Profissionais reunidos

Idealizador e coordenador do projeto de prospecção e extração da mina de garimpo Modelo, no início dos anos 2000, acompanhado por diversos estudantes e profissionais contratados, o conselheiro da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas, o Geólogo Adelir José Strieder, professor titular do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), falou que o CREA-RS pretende ajudar a Coogamai na construção de um projeto para a responsabilidade técnica do exercício profissional e suas habilitações.

Veículo para o carregamento das rochas

Com a sua experiência auxiliou também na visita esclarecendo e verificando todos os pontos da mina de garimpo.

 

LEIA MAIS

CREA-RS, Coogamai, Brigada Militar, Patram e Corpo de Bombeiros reunidos em Ametista do Sul

Responsabilidade técnica em garimpo em pauta em Frederico Westphalen

Análise em campo: Câmara de Geominas realiza reunião em mina de Ametista do Sul

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: