Segundo dia do 21º EESEC tem apresentação de quatro cases de sucesso de ECs gaúchas

Inspiração foi o objetivo do primeiro painel da manhã do segundo dia do 21º Encontro de Entidades de Classe, com a apresentação de quatro cases de sucesso das entidades de classe gaúchas, Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais (Agef), Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc), Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (Aearv) e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP).

Agef

Eng. Florestal Sabrina Marques Wolf, presidente da Agef

Reunindo os Engenheiros Florestais, a Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais (Agef) trouxe aos presentes as ações que tomou para viabilizar financeiramente a entidade, que passava por sérias dificuldades e precisou do apoio dos associados e diretoria para se renovar.

“Focamos primeiro em vencer as dificuldades financeiras para seguir adiante e desenvolver as atividades, para isso fomos sinceros com os colegas sobre os problemas existentes, solicitamos ajuda, organizamos uma vaquinha virtual e fomos atrás de realizações de eventos, contando com apoio da Mútua, onde cobramos ingressos e voltamos a nos viabilizar”, explicou a presidente da Agef, Sabrina Marques Wolf, citando o primeiro evento realizado que foi o sobre o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), reunindo dezenas de profissionais.

Hoje a entidade conta com novo site e revista, além de promover importantes eventos para a categoria. Também mostrou os próximos projetos com o lançamento do Guia Profissional e o congresso sobre os 10 anos do Código Florestal.

Seasc

Projeto Pedal Cultural, apresentado pelo presidente da entidade, Eng. Leo, e pelo 1º tesoureiro, Eng. Civil Luis Eduardo Vieira LeitãoEng. Civil Leo Azeredo, presidente da Seasc

Já a Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc) apresentou seu plano de trabalho e patrocínios que é, há dois ciclos, apresentado às empresas privadas da região para promoção da entidade. O projeto conta com três cotas de patrocínios possíveis, com as devidas contrapartidas, destacando que a vantagem é a menor burocracia do que nas parcerias com entes público. Também, com o trabalho, consolidam a importância da entidade e de seus profissionais na região.

“O planejamento e a quantificação das ações são essenciais para demonstrar à iniciativa privada a abrangência e importância da entidade”, destacou o presidente da entidade, Eng. Civil Leo Azeredo, que informou que, hoje, quatro empresas são parceiras fixas da entidade. “As empresas estão renovando os patrocínios e vindo novas, entendendo que é viável.”

Acompanhado do 1º tesoureiro, Eng. Civil Luis Eduardo Vieira Leitão, que falou de projetos culturais que também atraem e divulgam a associação. “Temos o Pedal Cultural, em que promovemos uma pedalada pela cidade falando sobre construções, o que envolve toda a comunidade e não apenas segmentos da arquitetura e engenharia."

Aearv

Arq. e Urb. Roberson da Fré, presidente da Aearv
O Congresso Estadual da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (Aearv) é o carro-chefe da entidade e, em 2022, chegou à sua quinta edição, reunindo mais de 300 pessoas, entre estudantes, arquitetos e engenheiros de toda a região. Foram apresentados o modelo do evento, que além de palestras e workshops reúne empresas e lojas em uma feira de negócios na rua coberta de Bento Gonçalves, e as formas de divulgação, que incluem redes sociais e participação de influencers, profissionais renomados nas áreas da Arquitetura e Engenharia. Com isso, o Congresso consegue recuperar o valor investido e, ainda, gerar verba para a manutenção de outras ações da Aearv.

Auditório lotado na apresentação da Aearv

“A sociedade tem de nos ver para nos tornarmos uma entidade forte e temos que, também, fazer a divulgação aos futuros profissionais, que se sentirá confortável numa comunidade em que ele se sinta forte”, destacou o presidente da entidade, Arq. e Urb. Roberson da Fré. Sobre o congresso, reforçou ser ele muito mais que palestras. “A rua coberta vira mais que uma feira, é uma experiência.”

Aeap

Projeto Mulheres à Obras, apresentado pelo Eng. Miguel Medina, presidente Aeap

Finalizando as apresentações, o projeto de braço social da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP), o “Mulheres Mãos à Obra” foi apresentado pelo presidente da entidade, Eng. Civil Miguel Medina. Com objetivo de qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social para o trabalho na construção civil, o projeto já chegou a um total de três cursos ministrados, em treinamentos teóricos e práticos e, em parceria com empresas da cidade, conseguir dar a primeira oportunidade de trabalho às mulheres participantes. A ação colabora com a projeção da importância da entidade e dos profissionais na cidade.

Apresentação Aeap

“Para trazer pessoas para dentro da nossa entidade, temos que mostrar a importância das profissões à sociedade o quanto é importante o presença do profissional dentro das obras e nos demais trabalhos da nossa área”, destacou o presidente Eng. Miguel Medina. Para ele, uma preocupação importante quando formular algum projeto é pensar em como ele será sustentável e perene, para além de uma gestão. “Essas ações dão visibilidade para a entidade e, mesmo não sendo a finalidade nossa, chama novos profissionais a se associarem.”