2º Congresso Sul-Brasileiro de Segurança e Saúde do Trabalho discute inovações e desafios da área

1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mecânico e Seg. Trabalho Marco Aurélio Caminha, representou a presidente do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-SC

Representando a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, o 1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mecânico e Seg. Trabalho Marco Aurélio Caminha, participou da abertura do 2º Congresso Sul-Brasileiro de Segurança e Saúde do Trabalho, que acontece aconteceu de 07 a 9 de setembro, Florianópolis.

O evento é uma realização da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest), com apoio do CREA-SC por meio da Política de Patrocínio, com o objetivo de inovar as práticas de segurança e saúde do trabalho.

Direcionado aos profissionais da área da Segurança do Trabalho, o Congresso é uma oportunidade de capacitação e atualização nas áreas técnica, científica e legislativa, promovendo o debate sobre os principais temas e disciplinas que afetam e/ou contribuem na gestão de SST.

Presenças do conselheiro federal, Eng. Eletric. Evânio Ramos Nicoleit e do presidente da Acest, Eng. Eletric. e Seg. Trab. Darlessandro Ribeiro.

Em seu discurso, o presidente em exercício do CREA-SC, Eng. Osny, destacou a relevância do evento e dos temas em discussão visando transpor os desafios da profissão, criando alternativas e soluções para esta área de atuação. Ressaltou que a relação entre o homem e a tecnologia gerou novos riscos para a saúde dos trabalhadores nos aspectos físico, mental e social e novas demandas e desafios.

“Nossa função é fiscalizar e regulamentar o exercício profissional. Uma das áreas é a engenharia de segurança do trabalho, cuja atuação implica nas medidas necessárias para preservar o bem-estar e a vida do trabalhador, protegendo-o de possíveis acidentes laborais, atuando sempre de forma orientativa e preventiva.”

Disse ainda que CREA-SC tem investido na valorização dos engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, por meio do apoio a eventos que promovam o aprimoramento da profissão. “Este Congresso conta com o patrocínio do CREA-SC e este ano destinamos R$ 2 milhões para entidades de classe, instituições de ensino e empresas que promovam o aperfeiçoamento profissional”, concluiu.

Fonte: CREA-SC