Notícia

Revolução digital e tendência do mundo tecnológico são destaques na Soea


engenheira mecânica Martha Gabriel. Créditos: Arquivo Confea

Considerada uma das principais pensadoras digitais brasileiras, a engenheira mecânica Martha Gabriel enriqueceu o conteúdo da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia ao falar sobre transformação digital, comportamento, tendência e inovação. Com uma leitura voltada para aceleração digital dos negócios do profissional e os desafios de um mundo que muda constantemente, a palestrante conduziu um bate-papo descontraído a um público formado por profissionais da Engenharia, Agronomia e Goeciências.

Em um cenário onde as novas tecnologias fazem com que as mudanças sejam cada vez mais rápidas, Martha Gabriel chamou a atenção para a necessidade de estar sempre pronto para as mudanças, e não apenas aceitá-las quando uma nova realidade se impõe. “Enfrentamos problemas inéditos todos os dias, mas não estamos preparados para esse ritmo de mudança vertiginosa. Só que isso não vai diminuir”, alertou. Para ela, é fundamental abraçar as mudanças, que devem ser transformadas em oportunidades.

Ao jogar para o público a pergunta “como não ser substituído por um robô?”, a palestrante apresentou dados que mostram que 30% do trabalho envolvido na maioria das atividades profissionais hoje já pode ser realizado por máquina, porém garantiu que quanto mais a economia se torna digital e automatizada, mais necessária tende a ser a atuação de humanos para trabalhar com as máquinas usando pensamento crítico e exercendo trabalho intelectual. “As máquinas não possuem emoção, empatia e ética, características essenciais para a sustentabilidade e bem-estar de qualquer sociedade”, pontua Martha.

Na palestra, a especialista também falou sobre o cenário que vislumbra para os próximos cinco anos e as tendências tecnológicas. “Todo mundo está falando sobre o metaverso. Embora muitos considerem que o conceito está centrado no mundo virtual 3D, a verdade é que não é bem assim. O metaverso é toda essa fusão de on e off, mas para a gente chegar nesse cenário, fomos constituindo camadas de experiências digitais, desde e-mail, sites, jogos e mundos 3D, e-commerce etc. Lá atrás tivemos também o Second Life”, relata Martha.

Ela reforça que, atualmente, existem múltiplos mundos virtuais 3D interagindo com o físico. “Entre as tecnologias que ajudaram a construir e pavimentar esse caminho, destacamos Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), 5G e 6G, Blockchain, Big Data, nanotecnologia, impressão 3D, robótica e computação quântica. Todas essas tecnologias são importantes, mas o carro-chefe para a formação do metaverso é a integração entre o nosso mundo físico e digital”, afirma a palestrante.

Martha Gabriel encerrou a palestra destacando que o futuro não é digital, mas híbrido. “Temos que nos preparar para um mundo híbrido onde vamos fazer o melhor do humano e o melhor do digital. Esse é o nosso desafio como executivos e como pessoas”, salienta Martha Gabriel.

Reportagem: Íris Valéria Azevedo (Crea-SE)
Edição: Julianna Curado (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Juliana Nogueira Fotografia/Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: