Notícia

Desafios do cadastro rural brasileiro


Gilmar do Amaral - perito agrário do Incra - e a mediadora, presidente do Crea-MS, Vânia de Abreu. Créditos: Arquivo Confea

Com o tema “Os desafios do cadastro rural brasileiro: tecnologia e integração para o desenvolvimento nacional”, os engenheiros agrônomos Ricardo de Araújo Pereira e Gilmar do Amaral discutiram, no último dia da 77ª Soea, sobre as barreiras enfrentadas pelos produtores rurais brasileiros. A quantidade de cadastros existente e a falta de interligação entre si, provocam problemas nas esferas financeiras, fiscais, ambientais e fundiárias.


O painel que contou com a mediação da presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia de Abreu Mello, transcorreu pelos questionamentos em relação a esses sistemas cadastrais que geram informações redundantes, incompatibilidades entre bases de dados, baixa eficiência para o estado e demandas repetidas para o cidadão sobre a mesma informação.

Para o perito agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra eng. agr. Gilmar do Amaral, no momento em que o cidadão presta informação em vários cadastros e as informações são divergentes, isso gera prejuízo. “Isso tem a ver com a segurança jurídica e o acesso ao crédito. Se o produtor declara de uma forma no Incra e de outra no CAR, até que se corrija, o produtor vai perder tempo e dinheiro”, explica.

Ricardo de Araújo Pereira - Perito Federal Agrário/Incra

Ricardo Pereira, que também é perito Agrário do Incra, fez o comparativo dos cinco cadastros rurais existentes no Brasil que não conversam entre si. Para o eng. agr., hoje existe a necessidade urgente desses cadastros se integrarem efetivamente, se unificarem. “Gera dificuldade também para o governo brasileiro, que tem que gerenciar. A unificação é a saída”, disse o agrônomo.

 

Mediadora e presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia de Abreu

A presidente do Crea-MS, Vânia de Abreu, chamou a atenção para a responsabilidade dos profissionais agrimensores, cartógrafos, agrônomos e engenheiros ambientais. “Existem muitos dados que convergem, às vezes porque o profissional se preocupa com a parte técnica, mas, esquece de fazer o relatório para o produtor rural”. Vânia de Abreu aproveitou o painel para comunicar aos presentes sobre o convênio do Confea com a ABNT: profissionais têm direito de imprimir gratuitamente normas que são citadas em legislação do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Nas apresentações foram citadas várias normas técnicas. É importante que o profissional as conheça, para que realmente cumpra o papel técnico”, concluiu.

Reportagem: Anelly Medeiros (Crea-RN)
Edição: Nome e sobrenome (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Juliana Nogueira Fotografia

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: