Contecc aborda novos modelos de trabalho na Engenharia e na Agronomia

Alexander Magalhães Goulart Dornelles, auditor fiscal federal agropecuário da Suasa. Créditos: Arquivo Confea

O auditor fiscal federal agropecuário da Coordenação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), Alexander Magalhães Goulart Dornelles, palestrou no dia 5 de outubro durante a programação da 77ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, sobre o tema “Suasa: garantindo qualidade para alimentarmos o mundo”. O encontro foi mediado pelo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais - Cden, eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira.

Em sua apresentação, Alexandre pontuou que, em um país que tem o agro como base para a economia, é importante três pontos: entender o que é defesa agropecuária; pensar na qualidade da cadeia produtiva agropecuária; entender o Brasil como o maior produtor mundial do agro até 2027.

“Os alimentos representam uma necessidade básica de qualquer sociedade e, assim, os órgãos relacionados direta ou indiretamente ao controle de alimentos no país devem criar mecanismos democráticos de controle social para garantir que os órgãos públicos responsáveis pelos controles oficiais de alimentos sejam efetivos”, pontuou Dornelles.

Profissionais acompanham atentos o debate sobre Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa)

Dessa forma, a ideia é que a partir desse encontro seja firmada uma parceria do Sistema Confea/Crea e Mútua com o Ministério da Agricultura, o que proporcionará uma série de oportunidades para os profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências atenderem o mercado do consumidor brasileiro e internacional.

Eng. eletric. Jorge Bitencourt palestrou no Contecc, sobre “As redes e os sistemas remotos: novos modelos de trabalho na Engenharia e na Agronomia”

Ainda na tarde da última quarta-feira (5) palestrou na programação do Contecc, sobre “As redes e os sistemas remotos: novos modelos de trabalho na Engenharia e na Agronomia”, o conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt. A mediação foi realizada pelo também conselheiro federal eng. eletric. Evânio Nicoleit.

Para Jorge Bitencourt, a transversalidade dessa temática impacta em todas as áreas da sociedade, seja na segurança, na saúde, na vida das pessoas e principalmente é uma questão fundamental na economia. “É necessário que sejam discutidos, deliberados e analisados mecanismos para que o Sistema garanta a formação profissional, trabalhando a independência tecnológica do nosso país, e consequentemente, o fortalecimento da economia nacional e a soberania de nossa nação”, explicou Bitencourt.

O conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt recebe o certificado de participação do mediador da mesa, conselheiro federal, eng. eletric. Evânio Nicoleit

Concluindo sua apresentação, Jorge deixou um recado para os profissionais e estudantes: “Para fazermos um sistema que seja, além de seguro, também transparente, com acesso tanto local, quanto remoto, é preciso o aprofundamento em conceitos que possibilitem sanar os problemas”.

Reportagem: Abigail Cardoso (Crea-MA)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Juliana Nogueira Fotografia e Abigail Cardoso