Notícia

CTHI analisa minuta de protocolo de intenções com o CAU-BR


Sombreamentos e debates judiciais e legislativos foram objeto de discussão nos dois dias de reunião. Créditos: Arquivo Confea

Em sua terceira e penúltima reunião ordinária, nestas segunda e terça (11), a Comissão Temática de Harmonização Interconselhos (CTHI) voltou a discutir questões em tramitação na justiça, em debate no Congresso Nacional e ainda aspectos relativos ao sombreamento com outros conselhos profissionais, relacionados, sobretudo, aos conselhos dos técnicos industriais e técnicos agrícolas. Coordenado pela conselheira federal eng. mec. Michele Costa, o grupo enfatizou suas ações em torno das atividades que envolvem a minuta de um protocolo de intenções com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR).

Segundo a coordenadora, a partir de uma sinalização por parte do conselho dos arquitetos, o grupo está discutindo uma proposta a ser apresentada ao plenário para dar início às tratativas relacionadas a uma resolução conjunta, prevista pela Lei 12.378/2010, que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR), desvinculando-o do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Depois de muitos esforços por nossa parte e do reconhecimento dessa necessidade, por meio de decisões judiciais, o CAU-BR cedeu finalmente em cumprir a lei que o criou. Acreditamos que tudo agora está favorável para que tenhamos decisões por meio de um diálogo mais efetivo”, descreve Michele.

Com a participação ainda dos especialistas, coordenadores das Comissões de Educação e Atribuição Profissional dos Creas Paraná, eng. agr. Almir Gnoatto; Rio de Janeiro, eng. quim. Erick Galante, e São Paulo, eng. mec. Airton Nabarrete, a reunião valorizou, conforme a coordenadora, essa pluralidade de visões acerca das modalidades. “O fato de ter essa diversidade e de ser vinculada às Ceaps proporciona um olhar mais geral e também com bastante conhecimento sobre essa pauta. Iniciamos nossas atividades em junho, e acreditamos que a comissão deva ser recomposta no próximo ano, sugerimos inclusive que ela seja uma comissão especial”, pontua a conselheira federal.

A CTHI conta ainda com a participação do conselheiro federal eng. civ. Daltro Pereira e assessoria do eng. civ. Fábio Merlo. Sua última reunião ordinária será nos dias 16 e 17 de novembro.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: