Confea torna-se membro colaborador do Programa Nacional de Qualidade do Ar Interno (PNQAI)

Reunidos em Sessão Plenária na manhã desta sexta-feira (21/10), os conselheiros federais de Engenharia e Agronomia aprovaram a adesão do Confea como membro colaborador e de apoio institucional ao Programa Nacional de Qualidade do Ar Interno – PNQAI. Quem representará o conselho no Comitê Gestor do PNQAI serão os conselheiros federais eng. mec. Michele Costa e eng. mec. Genilson Pavão.

“Além do fato de a discussão sobre o ar interior ser muito importante, representar o Confea nesse fórum vai ser uma grande oportunidade de contribuição, troca e aprendizado”, comentou a conselheira eng. mec. Michele Costa. Para o conselheiro eng. mec. Genilson Pavão, trata-se de um “grande marco”. “Esse tema é sensível a toda sociedade brasileira e mundial, e teve sua importância aumentada devido à pandemia, quando o controle do ar se tornou vital nos locais de trabalho e outros ambientes fechados. Não é só covid, há outras doenças do trato respiratório transmitidas por aerossóis”.

Cons. fed. eng. eletric. e eng. mec. Genilson Pavão

No Plenário do Confea, o conselheiro Genilson Pavão representa os profissionais da modalidade engenharia elétrica. Mas, além desse título, Pavão também se graduou em engenharia mecânica e atua na área de qualidade do ar há mais de vinte anos, com projetos de Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) e atuações junto à Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) e à Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). “No Comitê Gestor do PNQAI, espero contribuir com a sociedade civil e com os profissionais na evolução do trabalho”, concluiu Pavão.

Cons. fed. eng. eletric. Evânio Nicoleit, coordenador da Cais

Ao aderir como membro colaborador do Programa, o Confea passa a integrar a comunidade do PNQAI, engajada em promover ações de qualidade do ar em ambientes internos como empresa / entidade aderente, de forma voluntária e colaborativa. Criado em 2020 pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), o Programa visa promover ações de forma colaborativa para a mobilização da sociedade e à adoção de medidas capazes de promover a qualidade do ar em ambientes internos, tornando-os saudáveis e mitigando os efeitos nocivos de espaços insalubres, que afetam a saúde e capacidade produtiva das pessoas.

“É indiscutível a relevância do tema em face das atribuições atinentes ao Sistema Confea/Crea no que tange à fiscalização do exercício profissional bem como da pandemia, à vista da importância da manutenção da qualidade do ar em ambientes internos, por meio de renovação, filtragem e circulação, uma vez que uma das formas de contágio da Covid-19 acontece por meio dos aerossóis em suspensão, conforme frequentemente alertado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, versa a deliberação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), lida pelo conselheiro federal eng. eletric. Evânio Nicoleit, coordenador da Comissão.

Beatriz Leal Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea