Eng. Agr. Derblay Galvão será homenageado no Livro do Mérito do Sistema Confea/Crea

Eng. Agr. Derblay Galvão, que faleceu em 2021. Créditos: Arquivo CREA-RS

O Plenário do Confea aprovou ontem (27), por unanimidade, o nome do Eng. Agr. Derblay Galvão (in memoriam) para a homenagem com a inscrição no Livro do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2023, a solenidade que acontecerá na abertura da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, que se realizará em Gramado, de 8 a 11 de agosto.

A indicação do nome veio da Câmara Especializada da Agronomia do CREA-RS, que comemorou o reconhecimento e a homenagem.

Presidente Nanci e o conselheiro Juarez, que amigo do homenageado

Assim que soube da aprovação, a presidente do Conselho gaúcho, Eng. Amb. Nanci Walter, recebeu em seu gabinete o Eng. Agr. Juarez Morbini Lopes, conselheiro representante da SASM na Câmara Especializada de Agronomia, para celebrarem juntos a indicação do colega Derblay, que foi seu grande parceiro durante a trajetória acadêmica na Universidade Federal de Santa Maria.

O professor Derblay era natural de Montenegro e graduou-se em 1953 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no curso de Agronomia.

Trabalhou no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na década de 1960, transferindo-se depois para a UFSM, onde galgou todos os postos e chegou a ocupar o cargo de reitor entre 1977 e 1981. Em Brasília, foi diretor administrativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e no Ministério da Educação. Encerrou sua carreira como representante da UFSM junto ao Ministério da Educação e Cultura.