Aprovadas diretrizes para fiscalização de atividades de Engenharia Elétrica

Conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão. Créditos: Marck Castro/Confea

Foi homologada proposta de nota técnica que dispõe sobre fiscalização da atividade de provedores de internet. A propositura está alinhada à preocupação do Confea com o aumento da atuação de profissionais de outros conselhos em atividades da Engenharia Elétrica, especialmente na área de telecomunicações, como alertado pelo relator do pedido de vista. “É uma grande demanda da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica e dos profissionais porque estamos sendo cerceados de trabalhar em nossa área”, salientou o eng. eletric. e diretor do Confea Genilson Pavão.

A necessidade de mitigação de acidentes no setor também é listada como um dos objetivos da proposta. “Nos últimos anos tem aumentado significativamente a quantidade de acidentes com provedores de internet, e isso requer do Sistema Confea/Crea mais atenção para buscar sua missão de benefício e proteção da sociedade das ações referentes ao exercício ilegal e má conduta profissional na Engenharia”, sublinha o documento.

Conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão
No mesmo contexto de garantir o exercício profissional regular e a proteção da sociedade, outros dois documentos foram homologados. Um deles traz diretrizes para a fiscalização das atividades de geração distribuída, incluindo microgeração e minigeração de energia. O outro abrange a fiscalização das atividades de subestação de energia elétrica. “Esses normativos serão ferramentas técnicas para os fiscais dos Creas na coibição e autuação daqueles profissionais que não possuem formação e conhecimento adequados para exercer essas atividades tão importantes”, finalizou Pavão, que recebeu apoio do também engenheiro eletricista Sérgio Maurício Cardoso. “Nossa profissão está sendo vilipendiada no dia a dia, estamos sendo usurpados das nossas atribuições legítimas, conquistadas com nosso estudo e formação”, disse o conselheiro.
Conselheiro federal eng. eletric. Sérgio Maurício Cardoso

Os três compilados de diretrizes serão remetidos à Superintendência de Integração do Sistema para servir de subsídio na elaboração de notas técnicas, que serão compartilhadas com os 27 Creas e divulgadas para os profissionais.

Beatriz Leal e Julianna Curado / Equipe de Comunicação do Confea