Temas das palestras da 78ª Soea foram aprovados pelo Plenário do Confea

Créditos: Marck Castro/Confea

Coordenada pelo engenheiro agrônomo Francisco Lira, a Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) teve aprovada a definição dos temas das palestras magnas da 78ª Soea, autorizando que as indicações de palestrantes e eventuais alterações sejam aprovadas pela Comissão Organizadora Nacional do evento.

Coordenador da Cais, eng. agr. Francisco Lira

Confira aqui a programação, que recebeu elogios dos conselheiros federais Andréa Brondani e Genilson Pavão, que considerou os temas “disruptivos”; do coordenador do Cden, Kleber Santos, e do coordenador da coordenadoria nacional de câmaras especializadas de Engenharia de Agrimensura, eng. cartog. Pedro Faggion.

No primeiro dia da programação oficial, as primeiras palestras da Soea contemplarão, simultaneamente, em diversos espaços do local do evento, os seguintes temas: “Energias renováveis e não renováveis”;  “Lei Kiss – 10 anos: Destaques e desafios”; “A descabornização e o hidrogênio verde (H2V) no Brasil – perspectivas para mercado da engenhara”; “Propostas para a ampliação da empregabilidade e do empreendedorismo nas engenharias”; “A valorização profissional no contexto das inovações de mercado aplicados à Engenharia de segurança do Trabalho” e “Acessibilidade em Obras na Engenharia”.

No segundo dia de debates da Soea, haverá discussões sobre temas como: “Sequestro de Carbono – como a agricultura brasileira pode contribuir para a sustentabilidade global”; “Inovação: a criatividade na era digital”; “Tecnologias disruptivas”; “Amazônia e a Bioeconomia”; “Certificação profissional: tendências e panorama mundial”; “Gestão estratégica e políticas públicas frente ao Desenvolvimento X Conservação X Preservação”; “Política Nacional de Recursos Hídricos”, “Geração Distribuída” e “Saneamento Básico e Políticas Públicas”.

Já no terceiro e último dia de palestras, estarão sendo discutidos: “Desastres ambientais”; “Blockchain no Agronegócio”; “Inovação: Mindset Inovador”; “Metaverso para Empresas”; “Metaverso, comunicação e engenharia”; “Os desafios da Gestão Pública para as Cidades Inteligentes”; “Segurança Alimentar”; “Transição Energética”; “Inteligência artificial – novas Ferramentas nos procedimentos fiscalizatórios”; “O papel da Engenharia, da Agronomia e das Geociências na Política de Mudanças climáticas”; “Engenharia diagnóstica”; “Engenharia, Agronomia e Geociências nos países de língua portuguesa: desafios e oportunidades”; “A importância das hidrovias para o Arco Norte do Brasil”; “Desafios atuais da Engenharia de Segurança do Trabalho: ensino, legislação e aplicação” e “A relevância da regulação na concessão e infraestrutura”.

Henrique Nunes / Equipe de Comunicação do Confea