CREA-RS presente em discussão sobre revisão do Plano Diretor da capital

A presidente, Eng. Amb. Nanci Walter, representou o Conselho gaúcho na reunião-almoço promovida pelo Sindicato das Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) para falar sobre o processo de revisão do Plano Diretor da Capital, que contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e do secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade da capital, Germano Bremm.

Debater e apresentar o cronograma das próximas oficinas do Plano Diretor e buscar soluções em conjunto para os desafios da cidade pautaram o encontro.

Há engenharia em quase tudo. Por isso, estaremos sempre presentes, sobretudo nas discussões de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano.

Anfitrião do evento, o presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, iniciou a reunião apresentando um complexo trabalho desenvolvido pela Entidade que resultou na produção de quatro documentos entregues oficialmente às autoridades municipais presentes no evento que foram: Plano diretor comentado, propostas de resoluções; relatório da pesquisa quantitativa e dinâmica IEL (Instituto Euvaldo Lodi no RS) realizada junto a associados e entidades de diferentes segmentos produtivos de Porto Alegre.

Teitelbaum fala sobre ações do CREA-Rs voltados aos profissionais e empresas do Sistema

Em seu pronunciamento, o prefeito Sebastião Melo, defendeu que o “planejamento urbano tem que acompanhar o mercado de trabalho”. Afirmou ser desafiador contemplar a visão de todos na revisão do Plano Diretor. Neste sentido é essencial a participação de toda a sociedade nas oficinas e nos eixos temáticos, de forma estruturada e estratégica. “Um plano bom tem que ter como foco as pessoas, facilitando mobilidade urbana, a oportunidade, a condição digna de viver, por exemplo”.

O secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) atualizou os participantes sobre as próximas etapas que compõem o processo de revisão do Plano Diretor da cidade, que vão de maio a dezembro deste ano, sempre contando com a ampla participação da população para definir as diretrizes de desenvolvimento urbano da cidade para a próxima década.

A próxima atividade será composta por sete oficinas temáticas para aprofundar o debate, entre os dias 15 e 31 de maio, sobre os eixos que norteiam o processo de revisão: Desenvolvimento Social e Cultural; Ambiente Natural; Patrimônio Cultural; Mobilidade e Transporte; Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana; Desenvolvimento Econômico e Gestão da Cidade.

Segundo o cronograma, entre junho e julho, será realizada uma nova rodada de atividades nas oito regiões de planejamento para apresentar e discutir com a comunidade os resultados do diagnóstico até o momento, chamado de Leitura da Cidade. E ainda em julho, acontecerá um seminário de encerramento da etapa com apresentação e avaliação dos resultados produzidos com base em todas as atividades anteriores.

A partir de agosto, começa a etapa de debate das propostas para o novo Plano Diretor. Até a segunda quinzena de setembro, serão realizadas várias atividades com ampla participação da população com debates, oficinas técnicas, consultas on-line e reuniões com entidades.

A segunda grande Conferência do Plano Diretor está prevista para acontecer entre os dias 6 e 8 de outubro para discutir os cenários de desenvolvimento da cidade. E, por fim, a audiência pública será realizada na primeira quinzena de dezembro, para avaliar as propostas antes do envio do projeto de lei para análise da Câmara de Vereadores. O presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Sossmeier, também presente no evento, afirmou que haverá um esforço muito grande para aprovação das mudanças do Plano Diretor de Porto Alegre para ainda este ano.

Também participaram do encontro vereadores, secretários, dirigentes empresariais, construtores, incorporadores e loteadores e profissionais da cadeia produtiva da construção.

Com informações do Sinduscon-RS