Notícia

Comitê Programa Mulher RS tem nova formação


Na pauta, mais mulheres em cargos de lideranças dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua. Créditos: Arquivo CREA-RS

Em solenidade realizada no dia 10 de janeiro, o Conselho gaúcho deu posse à Engenheira Civil Maria Eugênia Lucas Cardoso, como coordenadora do Comitê Programa Mulher RS, também inspetora-chefe de Esteio.

Eng. Civ. Maria Eugênia Lucas Cardoso, coordenadora do Comitê Programa Mulher RS

Também foram nominadas as novas integrantes do GT Mulher, que tem como desafio principal encontrar maneiras de estimular a participação feminina de forma protagonista dentro do Sistema Confea/Crea por meio de políticas e programas que sejam atrativos para as mulheres, bem como incentivar o registro profissional das engenheiras, agrônomas e profissionais das geociências após a sua formação acadêmica.

Reunião contou com a presença da presidente do Crea-DF

Ocorreu ainda a primeira reunião da nova composição da executiva para discutir questões pertinentes ao desenvolvimento feminino no contexto social e profissional. Além da participação da Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, o encontro contou com a presença da Engenheira Eletricista e de Segurança do Trabalho Adriana Resende Avelar de Oliveira, eleita presidente do Crea-DF para o triênio 2024-2026. Para ela, há muito trabalho pela frente, "mas o sol nasceu para todas". Também participaram outras lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua.

O principal objetivo do Programa, segundo a Eng. Civil e coordenadora do GT Maria Eugênia Cardoso, é estimular a participação de mais mulheres nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. “Vamos seguir realizando palestras e compartilhando as nossas experiências nas Universidades, proporcionando um ambiente enriquecedor para que as futuras profissionais se inspirem, aprendam e se sintam encorajadas a trilhar carreiras de sucesso nesses campos específicos”, destacou.

Diversas lideranças presentes

Além disso, o momento proporcionou um espaço crucial para diálogos significativos, fomentando discussões sobre os principais desafios enfrentados pelas mulheres neste cenário. Conforme apontado pela Eng. Florestal e de Seg. do Trab. Liana Sarturi, equilibrar as demandas de carreira com o papel de mãe surge como um destes dilemas. "Nesse sentido, o Programa Mulher é um poderoso instrumento para criar uma rede sólida de apoio, visando ambientes mais inclusivos e equitativos", completou.

INTEGRANTES GT MULHER

- Presidente do Crea-RS, Engenheira Ambiental Nanci Cristiane Josina Walter;
- Representante das Câmaras Especializadas do Crea-RS, Engenheira Florestal e Eng. Seg. Trab. Liana Sarturi de Freitas;
- Representante das Instituições de Ensino, Geóloga Cassiana Roberta Lizzoni Michelin;
- Representante da Mútua-RS, Engenheira Agrônoma Andréa Brondani da Rocha;
- Representante das Inspetorias, Engenheira Civil Maria Eugênia Lucas Cardoso;
- Representante dos Profissionais, Engenheira Agrícola e Eng. Seg. Trab. Annelize de Albuquerque Altemann;
- Representante dos Profissionais,  Engenheira Florestal Fernanda dos Santos Antunes;
- Representante dos Profissionais,  Engenheira Geóloga Bruna Koppe Kronhardt;
- Representante dos Profissionais, Engenheira Eletricista e Eng. Seg. Trab. Gabrielli de Carli da Silva;
- Profissional benemérita: Engenheira Eletricista Nilza Luiza Venturini Zampieri;
- Profissional benemérita: Engenheira Civil Amélia Antunes Forte;
- Representante do CDER: Eng. Civil Luana Ferreira Hohemberger;
- Representante do Programa Crea Jr-RS, como membro convidada, com direito somente à voz, a acadêmica do Curso de Engenharia Civil da UFPel Alessandra Horbach Barbosa.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: