Notícia

Profissionais prestigiam atividades técnicas no estande do CREA-RS na Expointer


Coordenadoria das Inspetorias e representantes de Zonal. Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre os dias 26 de agosto e 03 de setembro, o Conselho promoveu uma série de palestras técnicas em seu estande institucional montado na quadragésima edição da Expointer, reunindo profissionais e estudantes para troca de conhecimentos. 

Eng. Anelise apresenta alternativas para saneamento rural

Na segunda (28), a palestra da Eng. Ambiental Anelise Nardi Hüffner tratou sobre saneamento rural, com foco no tratamento de esgoto e água, apontando retornos econômicos favoráveis com utilização de tecnologias. 

Eng. Amato apresenta publicação inédita sobre arroz

Já no dia 29, em uma parceria com a Associação Profissional de Engenheiros Químicos do Estado do Rio Grande do Sul, o convidado foi o Eng. Químico Gilberto Amato que abordou a atuação do Engenheiro e o sucesso do arroz gaúcho, assunto que foi tema de sua pesquisa por mais de 10 anos e resultou na publicação de seu livro “Arroz de A a Z”. Uma obra inédita que, além de listar os 500 principais verbetes relacionados à cultura do arroz, conta ainda com comentários do autor e apoio de pesquisadores do Irga, Cientec e Laboratório de Grãos da UFPel.

Engenheiros esclarecem sobre PPCI

À tarde, em uma parceria com o Senge-RS, os paineslistas Eng. Civ. João Leal Vivian e Eng. Eletric. e de Seg. Trab. Gustavo Silva da Rocha conversaram sobre PPCI e a aplicabilidade da legislação em solo gaúcho. Neste dia, ainda, uma palestra técnica sobre galvanização a fogo foi tratada pelo Eng. de Produção Mecânica Fábio Chaves.

Também foi oportunizado um espaço para discutir sobre Gestão em Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos na Agricultura com o Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho Eng. Ricardo Bernardes. 

No dia 31, as palestras técnicas iniciaram pela manhã, com a apresentação de sistemas fotovoltaicos, uma abordagem do Téc. Eletrônica Adriano Cardoso Jacob.

Professores da Unisinos apresentam temas de interesse da Engenharia

No turno da tarde, o grupo de professores da Unisinos e ittPerformance conversaram sobre assuntos de interesse dos profissionais da Engenharia. O prof. Dr. Eng. Civil Bernardo Fonseca Tutikian falou sobre Desempenho: influência da norma NBR 15575 – 2013 sobre a atividade profissional; a prof. Dr. Eng. Civil Luciana Paulo Gomes discutiu sobre planos de gerenciamento de resíduos urbanos, e ao final da tarde discutiram sobre a construção e gestão sustentável

Concluindo as atividades técnicas da semana, o tema esgotamento sanitário, ocorrida no dia 01 de setembro, foi abordado pelo Eng. Civ. Nabor Torri.

O estande também sediou as reuniões das zonais Metropolitana e Sinos, e da Coordenadoria das Inspetorias.

 

Confira algumas das palestras ministradas

Desempenho das Edificações

Energia Fotovoltaica

Gestão em Segurança do Trabalho e Máquinas e Equipamentos da Agricultura

Saneamento da área rural

Valorização de Resíduos Sólidos Industriais

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: